O Serviço de Controle de Zoonoses de Pinhais traz orientações sobre os cuidados a serem tomados a fim de evitar doenças relacionadas ao mosquito
Diante das altas temperaturas e as frequentes pancadas de chuva, típicas de verão, a atenção em relação aos cuidados com o Aedes Aegypti deve ser redobrada. O mosquito é o transmissor de doenças como Dengue, Zika Vírus e Chikungunya. Em Pinhais, existe o Programa Municipal de Combate a Dengue em que os agentes de combate a endemias, do Serviço de Controle de Zoonoses, realizam periodicamente o controle de vetores, entre eles o mosquito Aedes Aegypti.
Segundo o Controle de Zoonoses os mosquitos podem se desenvolver em vários tipos de recipientes, portanto, é necessário que a população fique atenta com isso e que evite pontos de água parada. É importante vistoriar vasos sanitários, pneus, calhas, poças d’água, lonas, para-choques, baldes, tambor, pratos de vasos, entre outros.
Confira algumas dicas
– Elimine os pratos dos vasos de plantas;
– Não deixe acumular água em recipientes, lonas e brinquedos;
– Mantenha caixas d’água sempre fechadas com tampas ou telas;
– Não deixe acumular água em pneus, calhas e lajes;
– Coloque sacos plásticos em objetos que acumulam água, feche bem e descarte corretamente;
– Conserve os ralos limpos e com tela;
– Deixe sempre limpos os recipientes para alimentar e dar água aos animais;
– Tenha atenção para que bromélias e outras plantas não tenham acúmulo de água;
– Mantenha tratada a água das piscinas e das fontes;
– Guarde pneus em locais cobertos ou faça furos para não acumular água;
– Ao armazenar água, utilizar recipientes com tampas.
Como é o mosquito Aedes Aegypti?
É um pouco menor que o pernilongo comum, preto, com manchas brancas no corpo e nas patas. Se reproduz em água limpa e parada. Não faz zumbido e se alimenta (pica) principalmente durante o dia.
O que é a Dengue?
É uma doença causada por um vírus, que é transmitido aos seres humanos pela picada da fêmea do mosquito Aedes Aegypti.
Febre Chikungunya
A Febre Chikungunya é uma doença parecida com a dengue, causada pelo vírus CHIKV, da família Togaviridae. Seu modo de transmissão é pela picada do mosquito Aedes Aegypti infectado e, menos comumente, pelo mosquito Aedes albopictus. Os sintomas são semelhantes aos da dengue: febre, mal-estar, dores pelo corpo, dor de cabeça, apatia e cansaço. Porém, a grande diferença da febre chikungunya está no seu acometimento das articulações, o vírus avança nas juntas dos pacientes e causa inflamações com fortes dores acompanhadas de inchaço, vermelhidão e calor local.
Zika Vírus
A Zika Vírus é uma doença viral aguda, transmitida principalmente por mosquitos, como o Aedes aegypti, caracterizada por exantema maculopapular pruriginoso, febre intermitente, hiperemia conjuntival não purulenta e sem prurido, dor articular, mialgia e dor de cabeça. Apresenta evolução benigna e os sintomas geralmente desaparecem espontaneamente após três a sete dias. Sintomas: febre alta; dor de cabeça; dores fortes nas articulações, na musculatura e no fundo dos olhos; cansaço; náuseas, vômitos e manchas vermelhas no corpo.
Atenção! Aparecendo mais de um destes sintomas, procure a Unidade de Saúde da Família (USF) mais próxima. E lembre-se: remédios para dores ou febres somente com prescrição médica. Alguns remédios são contraindicados em caso de suspeita de dengue.
Serviço
A Seção de Controle de Zoonoses atende reclamações sobre a existência de locais que favorecem o desenvolvimento de mosquito da dengue. Atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, por meio do telefone (41) 3912-5396.