Os saques das contas inativas do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço superam R$ 24,4 bilhões para trabalhadores nascidos entre janeiro e agosto. Os dados foram divulgados, nesta quarta-feira (17), pela Caixa Econômica Federal com pagamentos efetuados até o dia 16 de maio.
O número de trabalhadores que já sacaram os recursos das contas do Fundo de Garantia representa 79% das 20,1 milhões de pessoas nascidas no período de janeiro a agosto.
O valor pago supera os 55% do total de recursos (R$ 43,6 bilhões) disponíveis pela MP 763/216. O número de trabalhadores que sacaram, nas primeiras etapas, equivale a 52% do total de 30,2 milhões de beneficiados pelo saque das contas inativas do FGTS.
Quem pode sacar
Pode fazer o saque quem teve contratos de trabalho encerrados até 31 de dezembro de 2015. O pagamento das 49,6 milhões de contas inativas tem seguido um calendário específico, que leva em conta o mês de aniversário do trabalhador.
No mês que vem, poderão fazer o saque os nascidos em setembro, outubro e novembro. O mesmo ocorrerá a partir de julho, quando quem nasceu em dezembro poderá sacar.
Independentemente das próximas datas e dos lotes anteriores, a data limite para saque de todos os trabalhadores é o dia 31 de julho, de acordo com a Caixa.