Desde o ano de 2010, o Centro Municipal de Atendimento Educacional Especializado às Deficiências Sensoriais Helen Keller (CADS) oferece atendimento educacional especializado.
Para ter acesso ao serviço, o aluno precisa estar matriculado no sistema de ensino, municipal, estadual ou particular, e ser morador de Pinhais.
Atualmente, 140 estudantes são atendidos pelo CADS. Os acompanhamentos, que contemplam a área de altas habilidades/superdotação, visual e de surdez, são oferecidos de duas a três vezes por semana e podem ser individuais ou em grupo, dependendo das necessidades.
A coordenadora do CADS, Maria Luiza Gouveia, explica os critérios adotados para o atendimento. “Geralmente a escola observa a criança e verifica se existe alguma dificuldade. Depois desta etapa, a criança passa por uma avaliação multidisciplinar. Quando é observada alguma deficiência, seja sensorial, auditiva ou visual, pede-se autorização para a família e é feita a matrícula no CADS”, diz.
Mensalmente são realizados encontros que reúnem a família destes alunos, já que desempenham um papel importante no processo de aprendizagem. “O intuito é de orientar os familiares na busca de alternativas para ajudar no desenvolvimento pleno dessas crianças”, complementa Maria Luiza. Estes são momentos para conversar e discutir sobre a educação dos filhos, e também para que sejam orientados de como podem buscar meios, recursos e experiências que facilitem e potencializem o desenvolvimento das capacidades e talento deles.
Serviço
O Centro Municipal de Atendimento Educacional Especializado às Deficiências Sensoriais Helen Keller está localizado na Rua João Mendes Batista, 430, bairro Maria Antonieta. Telefone (41) 3912-5595.