por Noelcir Bello
O Bosque Municipal e o Bosque Bordignon são ótimas opções de lazer na cidade de Pinhais.
Nossa reportagem foi aos Bosques e encontrou diversas famílias, que nos garantiram que a diversão é garantida nos espaços. Ótima organização, segurança e limpeza foram os pontos destacados pelos frequentadores.
O casal Junior e Luzia são moradores de Pinhais há 12 anos, já utilizavam o espaço antes de ser transformado no Bosque Bordignon. Por morar ao lado, lutaram junto com seus vizinhos para que o lugar fosse valorizado pela administração. O casal lembra que as pessoas já faziam caminhadas nas trilhas, porém a limpeza e a conservação eram por conta de mutirão organizado pelos moradores.
Faltava organização, estrutura, não tinha lago, flores, faltava muita coisa, mas a Prefeitura assumiu o espaço e o transformou em um lindo bosque municipal. “Parabenizamos a administração por demonstrar preocupação em fazer manutenção do Bosque, tanto com a limpeza como com a segurança”, disse o casal.
Junior afirma que o casal costuma tomar chimarrão no Bosque e acham muito bacana o fato de pessoas frequentarem o local para fazer piqueniques, comemorar aniversários, café da manhã em família, bem como caminhadas e exercícios. Luzia disse que a impressão é que o Bosque passou a ser uma extensão da casa das pessoas.
Lazer para a família toda
Para Mauricio, que mora na região há um ano, o espaço é perfeito para levar as crianças para brincar, enquanto ele aproveita para desfrutar da bela arborização. “Temos uma ótima estrutura aqui, com banheiros, Guarda Municipal, jardins com belas flores, mesas para passar bons momentos em família. Podemos descansar da correria da semana na sombra das árvores”, garantiu.
Leandro, Valdirene e Gabriel costumam visitar o Bosque Bordignon todos os finais de semana, pois é um ótimo lugar para encontrar os amigos e vizinhos para conversar, além de ser um local muito seguro, bastante frequentado e bem organizado. “Moramos há cinco anos na região e ficamos muito felizes com a implantação do Bosque. Foi uma ótima a iniciativa da administração criar um espaço saudável e aconchegante. Antes não tínhamos o costume de frequentar parques. Tínhamos que nos deslocar até Curitiba, agora não mais”, contou Leandro.
Bosque Municipal
Outro espaço que recebe muitos elogios dos frequentadores é o Bosque Municipal. Segundo Diego, morador de Curitiba e que estava no Bosque com a esposa e suas três filhas, é prazeroso frequentar o espaço, por ser um local seguro, que transmite paz de espírito, de ambiente familiar, sem som alto, sem bebidas alcoólicas e bem mais limpo que muitos parques de Curitiba. “Frequentamos aqui há mais de oito meses. Adoramos os projetos que encontramos no Bosque, como a Contação de Histórias, a decoração natalina e a pista para caminhada”, completou Katiana, esposa do Diego.
Já Arilson Gomes disse que costuma ir ao Bosque ao menos uma vez por mês, quando leva também seus filhos. “É bom para eles saírem um pouco de dentro de casa. Este é um bom espaço de lazer para eles, sempre aproveitamos os dias de calor aqui”, afirmou Arilson.
Pinhais no caminho certo
Três gerações de uma mesma família também curtiam, e muito, o Bosque Municipal. Para a Vó, Maria de 83 anos, a filha, Solange Teixeira, e as netas, Renata e Sofia Louise, uma família pioneira do Jardim Amélia, o Bosque é um espaço maravilhoso para o lazer, para fazer caminhada e se distrair em família. “Gostaria que tivesse um espaço assim no meu bairro. Com toda essa estrutura, com bancas de lanche ao redor do bosque, bem organizado, um ótimo espaço gratuito, familiar, seguro, muito belo e tranqüilo. Pinhais está excelente. O prefeito é nota dez. Trabalha muito”, afirma Solange.
Ao final da tarde, encontramos uma grande família que estava de partida para o Weissópolis, onde moram. Eles nos contaram que passaram uma tarde muito feliz com toda a família e que costumam visitar sempre o local.
2 respostas
Sou de pinhais e fico muito chateada de não poder passear com meus pety no parque
Prq que é proibido levar pet no parque?