Dentro das ações do Maio Amarelo, uma mobilização mundial para conscientizar sobre a segurança no trânsito, Araucária realizou, nos dias 11, 12 e 15, uma sequência de blitz educativas no município. Na ocasião, houve a entrega de material impresso aos motoristas e motociclistas que trafegavam pelas vias e protetores de cinto de segurança. Aos fins de semana do mês de maio, o Departamento de Trânsito tem realizado emissão da credencial de estacionamento especial (Idoso/PCD), documento gratuito, no Parque Cachoeira.
No último dia 11, quinta-feira, a blitz educativa ocorreu na região do cruzamento das ruas Victor do Amaral e Heitor Alves Guimarães, no Centro. Agentes de trânsito, guardas municipais e policiais militares conversavam rapidamente com motoristas e motociclistas e entregavam um material impresso referente à campanha, que neste ano tem como alvo as escolhas que todos podem fazer para melhorar a segurança no trânsito. “No trânsito, escolha a vida” é o tema que norteia a campanha deste ano. No dia 12, sexta-feira, a ação ocorreu próximo à Praça do Tayrá, no Iguaçu e teve como ação principal a entrega de protetores de cinto de segurança cedidos pelo Programa Vida no Trânsito, da Secretaria de Estado da Saúde (SESA-PR). Já no dia 15, segunda-feira, a ação foi junto ao posto da Polícia Rodoviária Federal (PRF), na Rodovia do Xisto (BR 476).
NO PARQUE CACHOEIRA
Nos fins de semana do mês de maio, a equipe de Trânsito está no Parque Cachoeira para a emissão gratuita de credenciais de estacionamento especial (idoso/PCD). Podem ter credencial pessoas com idade igual ou superior a 60 anos e PCD, incluindo aquelas com deficiências físicas, mentais, sensoriais ou autistas, conforme previsto na legislação brasileira. No caso de PCD, é necessário que o solicitante comprove sua condição através de atestado médico (em caso de dificuldade de locomoção ou necessidades de saúde).
Para solicitar a credencial é preciso apresentar RG, CPF, comprovante de residência (em nome do requerente ou responsável legal em caso de menor de idade). Nos casos de PCD é preciso apresentar o laudo atualizado (com CID). Pessoas com mobilidade reduzida temporariamente (usando muletas ou cadeira de rodas, por exemplo) podem fazer credencial, mas desde que o laudo médico especifique que a mobilidade está reduzida. Além disso, ocorre no Parque a entrega (também grátis) e implantação de antenas corta pipa nas motos e protetores de cinto de segurança (carros) e orientações sobre segurança no trânsito.