O vereador Binga (Cidadania) valorizou projeto em tramitação na Casa para o lançamento do REFIP 2025, de refinanciamento das dívidas tributárias municipais. “A Câmara estava clamando pelo envio de um projeto para o REFIP, neste ano. É de suma importância, pois, sabemos das dificuldades do povo em pagar seus boletos, quitar suas dívidas. Neste ano, o período de vigência do REFIP será de 5 de maio a primeiro de agosto”, pontuou.
Binga elogiou o trabalho da Prefeitura junto aos rios do município, no enfrentamento às enchentes. ”A Prefeitura tem feito um trabalho de mestre nos rios Atuba e Iraí. Inclusive, tem feito na margem de lá, também, no município vizinho. Mas não adianta contar que, no ano que vem, não haverá nenhum alagamento. Vai diminuir, mas não vai acabar por que as chuvas estão cada vez mais intensas devido às mudanças climáticas”, alertou.
Justiça tributária
O vereador propôs a cobrança de taxa de IPTU simbólica, em áreas sujeitas a alagamentos no Weissópolis, Maria Antonieta e Vargem Grande. “Não adianta esperarmos que os alagamentos vão zerar. Vão diminuir, mas, não zerar. Assim, acho justa a redução significativa na taxa de IPTU cobrada nessas áreas. Defendo, apenas, a cobrança de uma taxa mínima, simbólica, a esses imóveis. O município não sofrerá redução na arrecadação por que muitos apartamentos estão sendo construídos, além do bairro do Autódromo, que trarão grande arrecadação”, defendeu.
Haline Siroti destaca Mutirão da Saúde, que atendeu cerca de 1.800 pessoas
A vereadora Haline Siroti (PSD) discursou, no Grande Expediente, valorizando o calendário comemorativo do aniversário de Pinhais, enfatizando que, além de shows e festividades, houve muitas inaugurações e lançamentos de obras e serviços. O Mutirão da Saúde e o Consultório Virtual de Especialidades foram destacados. ”Foram mais de 1.800 pessoas atendidas em diversas especialidades. Muitos exames e consultas de reavaliação de usuários com suspeita de Transtorno do Espectro Autista, também”, destacou.
Outro destaque, foi o lançamento oficial da viatura da Patrulha Maria da Penha, da Guarda Municipal, no dia 8, terça-feira. “Vai reforçar o trabalho que já é feito pela Guarda e PM”, completou.
Maquete real
Além do lançamento da pedra fundamental da obra do novo CRAS Norte. “Um projeto inovador desenvolvido pela Itaipu em parceria com empresa de engenharia. O projeto tem uma metodologia de redução de custos por maior precisão, corrigindo etapas da obra a partir de uma maquete real”, explicou.
“A Prefeitura tem feito um trabalho completo nos rios a fim de prevenir alagamentos”, elogia Fabrício Sousa
O vereador Fabrício Sousa (PDT), nas Explicações Pessoais, exaltou o trabalho da Prefeitura na prevenção e enfrentamento aos alagamentos devido a fortes chuvas. “Quando tivemos o primeiro temporal, depois o segundo, logo fomos pedir providências à prefeita. A Rosa Maria não demorou a buscar falar com os prefeitos vizinhos de Curitiba, Colombo, São José. E a Prefeitura tem feito um trabalho completo de limpeza, desassoreamento e de alargamento das margens dos rios Iraí e Atuba e esperamos que se estenda por dois quilômetros até chegar a São José. Meus parabéns à prefeita, secretários e servidores envolvidos neste grande trabalho”, enalteceu.
Amarildo Amaral elogia trabalho da prefeita, do procurador e dos secretários Emerson e Ana Paula, para regularização fundiária
O vereador Amarildo Amaral (PSB) parabenizou a Prefeitura pela regularização fundiária que culminou na entrega de 233 títulos de imóveis, no Perdizes, realizada na semana passada. “Só tivemos verdadeiramente duas regularizações fundiárias no município, até o momento. A primeira foi em 2001, na Vila União, quando o município ainda nem contava com departamento de regularização e nem sabia o que a lei determinava. Ajudamos, na época, a regularizar. Desde então, o que foi feito foi apenas a concessão de permissão de uso. Não houve entrega das escrituras dos imóveis. A segunda regularização, de fato, veio agora na gestão da Rosa Maria e graças ao grande trabalho da Prefeita, junto com a secretária Ana Paula e o secretário Emerson, além do procurador do município, Doutor Alfredo. Meus parabéns aos quatro. Somente graças a esses quatro na Prefeitura foi possível. Com o novo procurador do município, acredito que a regularização fundiária vai avançar”, parabenizou.
Mais de 3 mil imóveis irregulares
O parlamentar ainda acrescentou que conversou com o secretário de Estado das Cidades, Guto Silva, e o deputado Luis Cortes, para o envio de recursos ao município para a regularização fundiária em mais sete áreas de Pinhais, onde mais de 3 mil famílias esperam ser contempladas. ”O secretário Guto Silva recebeu o pedido com muita alegria. Esperamos esse aporte de recursos estaduais para eliminar a clandestinidade de tantos terrenos no nosso município”, revelou.
Marcos Ceschin defende criação de Conselho Tutelar de Proteção a Pessoa Idosa
O vereador Marcos Ceschin (MDB), no Grande Expediente, informou que apresentou Projeto de Indicação de sua autoria e do vereador Amarildo Amaral para criação do Conselho Tutelar de Proteção a Pessoa Idosa, no município. “Como vereador não pode apresentar projeto que gera despesa ao orçamento, apresentamos, na forma de Projeto de Indicação ao Poder Executivo Municipal, sugerindo a criação de um Conselho Tutelar para a Pessoa Idosa. A pessoa idosa deve ser valorizada e ter seus direitos assegurados. Os idosos ainda têm muito a contribuir à sociedade e não podem ser tratados com descaso, negligência ou serem submetidos a abusos e maus tratos”, defendeu.