O vereador Binga (Cidadania) teceu comentários sobre os recentes alagamentos no município. Ele tem frisado a crescente e acelerada verticalização no município, o que interfere negativamente no problema.
“Somente atrás da rua onde moro, no Weissópolis, serão 200 apartamentos. No total, serão 500 novos apartamentos no bairro. Temos o desafio imenso das mudanças climáticas, que trazem um grande volume de chuva em pouco tempo, também. E ainda a questão de a população se conscientizar de fazer o descarte do lixo de forma adequada para não entupir os bueiros. Mas todo o trabalho feito aqui não será o suficiente se a prefeita Nina Singer não fizer a parte dela em São José dos Pinhais. Vamos trabalhar para que seja feito esse trabalho em conjunto. Sabemos que a cidade é cercada por quatro rios o que resulta num grande desafio“, avaliou.
Fabrício Sousa pontua que São José precisa fazer sua parte na prevenção a alagamentos
Já Fabrício Sousa (PDT) comentou sobre os recentes alagamentos no município devido às fortes chuvas. O parlamentar destacou o trabalho ininterrupto nos rios do município iniciado na gestão do Luizão e que tem sido continuado desde a gestão da Marli Paulino e agora com a Rosa Maria.
”São necessárias ações conjuntas com São José dos Pinhais, também. O município vizinho precisa fazer um trabalho de 2 km de limpeza, aprofundamento e elevação das paredes do rio. O rio não tem velocidade de saída para São José. Prefeita, conte com a gente para minimizar, senão, sanar o problema dos alagamentos. Quanto ao pessoal do Residencial Graciosa, podem contar conosco com o que for dentro da lei, para garantir mais qualidade de vida, como serviços de água e energia elétrica“, sublinhou.
Carlinhos do Eliza frisa que dragagem dos rios não tem parado desde a gestão do Luizão
Carlinhos do Eliza (PSB) discursou, no Grande Expediente, discorrendo sobre as fortes chuvas que ocasionaram alagamentos em alguns pontos do município, a exemplo de algumas vias do Weissópolis. O vereador enalteceu o trabalho das secretarias no atendimento à população afetada, a exemplo da Secretaria de Obras, destacando o trabalho do diretor Sapinho.
”O Sapinho é um grande diretor e tem trabalhado incansavelmente. A chuva intensa foi acima da média, mas as Secretarias de Obras e de Meio Ambiente, junto com a Defesa Civil, têm feito a sua parte. Desde a gestão do Luizão a limpeza e dragagem dos rios não pára. Quem diz nas redes sociais que este trabalho parou está mentindo”, frisou.
Marcos Ceschin parabeniza vereadores de Pinhais pelos 181 requerimentos já apresentados
O vereador Marcos Ceschin (MDB) parabenizou, em discurso no Grande Expediente, os vereadores da Casa pela apresentação de 181 requerimentos desde o início de 2025. “Parabéns pela luta pela comunidade. Para se ter uma ideia, em Curitiba, com quase 2 milhões de habitantes, os vereadores apresentaram 181 requerimentos, também”, comparou.
O parlamentar, que retorna à Casa após vinte anos, disse que está a postos para trabalhar em conjunto com a Prefeitura no combate à dengue. “No ano passado, como médico, atendi centenas de pessoas doentes. Os sintomas são terríveis. Vamos prevenir com todas as nossas forças. A cada ano, o mosquito adapta-se melhor às condições do clima e temperatura. Tem chovido muito, o que facilita a proliferação do mosquito”, observou.