A Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Curitiba (Assomec) realizou assembleia geral ordinária, no dia 7 de dezembro, quarta-feira, com a participação de aproximadamente 130 pessoas, na Chácara Minas D’Água, em Campo Magro. O prefeito de Campina Grande do Sul, Bihl Zanetti, foi eleito por aclamação e ocupará o lugar do prefeito de Curitiba, Rafael Greca, que deixa a presidência. Após a solenidade, foi firmado convênio de cooperação entre Assomec e instituições de Ensino Superior.
Representando o prefeito Rafael Greca, o vice-prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel, destacou o “alinhamento político” dos municípios que compõem a Grande Curitiba. “Continuaremos atuantes na Assomec com o discurso na prática de que Curitiba é uma só, portanto, contem conosco no próximo biênio”, disse Pimentel.
Bihl Zanetti, em seu primeiro pronunciamento como presidente da Assomec, agradeceu a gestão do prefeito Rafael Greca pela oportunidade de maior participação da Região Metropolitana. “Meu agradecimento ao prefeito Rafael Greca que abriu o espaço para que um município da RMC pudesse presidir a Assomec. Vamos continuar trabalhando sempre unidos e com muito diálogo. Tenho certeza que Curitiba precisa de nós e nós precisamos de Curitiba”, concluiu Bihl.
A nova diretoria executiva da Assomec (2023/2024) ficou composta da seguinte forma: presidente, Bihl Elerian Zanetti (Campina Grande do Sul); primeiro vice-presidente, Claudio Cesar Casagrande (Campo Magro); segundo vice-presidente, Mauricio Rivabem (Campo Largo); Karime Fayad, secretária (Rio Branco do Sul); e Maicon Grosskopf, tesoureiro (Piên). Conselho Fiscal: Josimar Aparecido Knupp Fróes (Piraquara), Marcos Antonio Baldão (Tunas do Paraná) e Rosa Maria de Jesus Colombo (Pinhais). Suplentes: Margarida Maria Singer (São José dos Pinhais) e James Karson Valério (Rio Negro).
ProEx
O convênio do Programa de Extensão Universitária (ProEx) foi firmado entre Assomec e instituições de Ensino Superior após o encerramento da assembleia geral. A iniciativa tem como objetivo suprir as demandas dos municípios que precisam de apoio técnico-científico em projetos específicos.
O vice-governador do Paraná, Darci Piana, destacou a assinatura do compromisso ProEx e a importância do engajamento entre setores da sociedade. “O Governo do Estado vai fazer a sua parte para que os projetos sejam reestruturados e os investimentos dirigidos para Região Metropolitana”, destacou.
O secretário para o Desenvolvimento da Região Metropolitana de Curitiba, Leverci Silveira Filho, antecipou que mais de 14 municípios já se inscreveram para início de projetos técnicos de planejamento. “Temos mais de 40 projetos de demanda espontânea e todos os municípios já podem se inscrever”, destacou o secretário.
Assinaram o termo de cooperação os representantes da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Luiz Fernando Lima Luz Junior; Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Fernando Molin; Universidade Estadual do Paraná (Unespar), reitora Salete Paulina Machado Sirino; e Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), Fabiano Incerti. Também esteve presente o representante da Universidade Tuiuti do Paraná, Fausto dos Santos Amaral Filho. A parceria de cooperação com o Instituto Federal do Paraná (IFPR) também já está assinada pelo reitor Odacir Antonio Zanatta.
Para encerrar o evento, o anfitrião da reunião, prefeito de Campo Magro, Cláudio Casagrande, ofereceu aos prefeitos e convidados dos municípios da Região Metropolitana um almoço para confraternização.