quinta-feira, 19 de setembro de 2024
Biblioteca José Paulo Paes é inaugurada na Escola Municipal Clementina Cruz

Biblioteca José Paulo Paes é inaugurada na Escola Municipal Clementina Cruz

Biblioteca José Paulo Paes
O nome dado ao local é uma homenagem ao escritor, poeta, tradutor, crítico literário e ensaísta brasileiro

No dia 7, sexta-feira, foi inaugurada na Escola Municipal Clementina Cruz, localizada no bairro Estância Pinhais, a biblioteca José Paulo Paes. O nome dado ao local é uma homenagem ao escritor, poeta, tradutor, crítico literário e ensaísta brasileiro nascido em Taquaritinga -SP.

José Paulo Paes encantou crianças e adultos com suas obras. O interesse pela literatura lhe foi passado pelo avô que era livreiro. Ao se aposentar, descobriu sua paixão pela brincadeira com as palavras. Para o autor, “a palavra é o brinquedo que não gasta”. Realizou grandes produções para o público infanto-juvenil entre elas “Um Passarinho me Contou”, “Poemas para Brincar”, “Uma Letra Puxa a Outra”, entre outras.

Durante a cerimônia de inauguração foi realizada uma entrega simbólica de brinquedos arrecadados que serão enviados ao Rio Grande do Sul. Também houve a apresentação cultural dos estudantes dos 3º anos, ensaiados pela professora Viviane Lazzarotto de Lima, que cantaram uma adaptação do poema “Se Essa Rua Fosse Minha” de José Paulo Paes, feita pelo músico Mario Henrique.

A inauguração contou com as presenças da prefeita de Pinhais, Rosa Maria; da secretária de Educação, Andrea Franceschini; do secretário de Governo, Márcio Mainardes. Representando o Legislativo municipal, o presidente da Câmara, vereador Marcinho, e a vereadora Jane Carteira.

 

Novas bibliotecas

No mês de março, três unidades também receberam novas bibliotecas. No dia 12 de março, na Escola Municipal Severino Massignan, no bairro Weissópolis, foi inaugurada a Biblioteca Sylvia Orthof. Dia 18 de março, na Escola Municipal Antonio Andrade, no bairro Maria Antonieta, foi inaugurada a Biblioteca Carolina Maria de Jesus. No dia 27 de março, na Escola Municipal Marins de Souza Santos, no bairro Jardim Cláudia, foi inaugurada a Biblioteca Maria Clara Machado.

Nesta semana, também será inaugurada a biblioteca da Escola Municipal Cândido Portinari, que se chamará Cecília Meireles. No dia 25, será a vez da Escola Municipal Lírio Jacomel, cuja biblioteca receberá o nome Maria Heloísa Penteado. No dia 28, na Escola Municipal João Leal será inaugurada a Biblioteca Angela Lago. Em breve, todas as escolas municipais ganharão novas bibliotecas.

publicidade

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress