Pinhais é “indústria”? Sim, temos muitas e de ponta! É a terra da cerveja artesanal? Claro! Só na Rota da Cerveja Artesanal são oito integrantes. Mas Pinhais também transpira – e porque não dizer, respira – cultura.
Seja por promoção da própria prefeitura, ou por iniciativas particulares, encampadas pela administração municipal, o município pulsa constantemente com atividades diversificadas abrangendo públicos de todo o tipo.
Por intermédio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer (Semel), são disponibilizadas aulas de ginástica, de diferentes tipos de arte e dos mais diversos esportes, que também são promovidos em eventos específicos, como o Histórias que Acolhem, Rua da Cultura, Esporte na Praça, Copa Pinhais, festivais, entre tantos outros.
Batalha dos Mcs
Entre as iniciativas particulares, uma bastante popular entre os jovens completou 10 anos agora no fim de 2023. A Batalha dos Mcs! O evento que comemorou a significativa marca aconteceu no fim de novembro, na Avenida Camilo di Lellis, no mesmo espaço em que são realizados grandes eventos em Pinhais, como o Rockbeer e a OktobeerFest.
“O que começou como um encontro de amigos logo tomou um grande proporção, chegando a 600 pessoas na Praça do Skate”, explica Matheus Henrique, um dos criadores e organizadores desse movimento hip-hop, que de tão relevante recebeu da Câmara dos Vereadores uma Consagração Pública, em reconhecimento aos serviços prestados à comunidade de Pinhais.
A Batalha de Pinhais acontece toda terça-feira, das 19h às 22h30, na Praça do Skate. Inicialmente com caráter informal, foi a partir de 2018, com os encontros atraindo um público cada vez maior, que as batalhas passaram a ser bimestrais, até tomar a periodicidade atual.
Em média, 32 MCs participaram dos eventos em 2023, que chegam a atrair 300 pessoas por semana na praça, que fica no bairro Emiliano Perneta.
“Além dos eventos culturais a gente leva o nome de Pinhais para os palcos, nós fazemos aberturas de festivais como o Mad In Brazza e o Papo Reto, como também de grandes shows como Racionais, Criolo, Marcelo D2, Ryan SP, Major Rd e muitos outros que rolam na região”, comenta Matheus.
Nos últimos dois anos foram mais de 40 participações em shows, além das apresentações semanais e eventos feitos a convite da prefeitura. “Estamos difundindo e mostrando nossa cultura para continuar quebrando barreiras”, completa ele.