No dia 02, representantes da Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) estiveram reunidos com a prefeita de São José dos Pinhais, Nina Singer, e com os secretários municipais de Governo (Semgov), Thiago Bührer; de Meio Ambiente (Semma), Wagner Luiz Zaclikevis; e Habitação (Semhab), Adriano Mühlstedt, para tratarem sobre temas relacionados a Barragem do Rio Miringuava.
Entre os assuntos abordados na reunião, que também contou com a presença de um representante da Defesa Civil do município, Prefeitura e Sanepar alinharam informações, principalmente, sobre o Plano de Ação e Emergência (PAE), uma cartilha que está sendo redigida (minuta) e que será aplicada em todas as áreas de interesse da barragem, entorno da bacia do Rio Miringuava. A reunião aconteceu na Sala de Atos do Gabinete da prefeita Nina.
Além do PAE, a reunião abordou, ainda, outros temas importantes para o desenvolvimento econômico e turístico, especialmente, da região da barragem, com planejamento e investimentos em infraestrutura que atendam demandas da população local através do Termo de Ajuste de Conduta – TAC, que será reformulado de acordo com os participantes da reunião.
Quando estiver funcionando, a futura e nova barragem de captação de água da Sanepar, em 10 anos, segundo a companhia, abastecerá exclusivamente os moradores da cidade tendo capacidade para armazenar 38 (trinta e oito) bilhões de litros de água.
Sem data definida, uma nova reunião será realizada pela Prefeitura com representantes da Defesa Civil do Estado.