A empresa gaúcha Gerdau anunciou que irá fechar a fábrica de aço instalada em Curitiba, no fim de novembro. A mudança faz parte da estratégia da empresa de se reposicionar no mercado. Conforme a própria Gerdau, as vendas de aço caíram cerca de 11% no último trimestre de 2014.
Segundo a Gerdau, outra unidade, instalada na cidade vizinha de Araucária, deve ser modernizada. Parte dos funcionários de Curitiba será realocada para essa fábrica. Embora a empresa não cite números, uma fonte do governo do Paraná estima que pelo menos 200 pessoas possam perder o emprego na capital paranaense.
A Gerdau informou ainda que a produção de aço das unidades de Curitiba e Araucária será transferida temporariamente para outras fábricas no país. A mudança deve perdurar até que o mercado de aço seja restabelecido no Brasil.
A construção civil, área que interessa à indústria de aço, teve o segundo pior desempenho de outubro, fechando mais de 1,9 mil vagas. O número pode representar que o setor anda num momento de desaceleração do crescimento econômico.