No último dia 17, sábado, a Escola Municipal Frei Egídio Carloto, localizada no bairro Atuba, recebeu o 5º Mutirão do Meio Ambiente. Em parceria com a Prefeitura de Pinhais e diversos outros apoiadores, o evento foi organizado pelo Ecomun, entidade focada no desenvolvimento do bairro Atuba, de Pinhais.
A iniciativa, que contou com a participação massiva de alunos, pais e professores, ofereceu oficinas de construção de brinquedos (com materiais recicláveis), competição individual e entre turmas, de arrecadação de materiais recicláveis (papelão, alumínio e tampinha de garrafas), concursos de frases e desenhos (com temática do meio ambiente), além de gincanas educativas e distribuição de mudas de árvores frutíferas e araucárias.
Coordenador de Apoio Educacional, Nilson Pegorini, idealizador do Ecomun, relembra o início do projeto: “Nós começamos em 2016, com o objetivo de desenvolver essa comunidade do Atuba, integrar o Atuba. Esse é o 5° mutirão que fazemos. A gente começou com o mutirão de limpeza, nas ruas, para catar lixo que o pessoal joga, para eles terem a percepção de quanto isso faz mal.”
“O nosso projeto está direcionado principalmente para ações na área da educação e do meio ambiente. Nós entendemos que desenvolver a comunidade é antes de tudo desenvolver as pessoas, por isso a nossa prioridade nas crianças, nos adolescentes, nos jovens, que todos nós, pais e mães, professores, estamos comprometidos, assim como a prefeitura e suas secretarias como um todo”, completa Nilson.
Dada a natureza do evento, a Secretaria de Meio Ambiente também não poderia ficar de fora. A Semma foi representada pela equipe de Educação Ambiental, por meio de Micheli Miranda e Liliane Dias, que destaca o papel da pasta: “A Secretaria de Meio Ambiente está tentando fazer com que a população receba o melhor serviço. Aqui na escola, nós temos o projeto ‘Escola 100% Reciclável’, que está em todas as salas, orientando as crianças na maneira correta de um gerenciamento, da separação dos resíduos, e acreditamos que com as crianças, é a melhor maneira de atingirmos um futuro um pouco melhor para o nosso planeta”, destaca Liliane.