As equipes da Secretaria de Meio Ambiente fizeram a reposição e plantio de 56 árvores na Avenida Iraí, no bairro Weissópolis. São quaresmeiras, uma espécie nativa de pequeno porte e ornamental, que irão trazer todos os benefícios ambientais da arborização, além do embelezamento à região que possui comércio ao longo de quase toda a via.
A escolha da espécie foi pensada justamente para agregar ao ambiente um atrativo natural. “A quaresmeira é bem bonita, com flores roxas e rosadas, uma copa mais arredondada, folhas escuras e não perde tantas folhas. Foi escolhida justamente por ser uma região de bastante comércio”, informa a diretora do Departamento de Planejamento, Conservação e Educação Ambiental (Depla), Juliana Zanetti.
Apesar da efetivação do plantio, nem sempre as mudas vingam, em decorrência de atos de vandalismo. No plantio da Avenida Iraí, foram oito reposições de árvores arrancadas ou quebradas. Por isso, a Secretaria de Meio Ambiente reforça à comunidade sobre o trabalho executado. “Sempre fazemos o tutoramento, ou seja, colocamos um tutor de bambu amarrado com sisal à muda, para que a árvore cresça reta sem vir a atrapalhar a passagem de pedestres. Os problemas que enfrentamos é que vândalos arrancam a árvore, ou arrancam o tutor, ou quebram o tutor ou arrancam o sisal. Mas a gente também vê que existem pessoas que veem que caiu o sisal e amarram de volta, até com sacolinha plástica”, destaca Zanetti. A diretora da Semma também reforça que manter a área permeável ao redor da muda é muito importante, para que ela capte água da chuva. “Não jogar pedrinhas, não colocar coisas nesta área permeável para que realmente a planta consiga absorver a água da chuva”, completa.
Parque das Águas
Além da Avenida Iraí, as equipes da Semma também fazem novo plantio de árvores no Parque das Águas. Por lá, estão sendo plantadas várias espécies. Uma área terá ipê amarelo e outra ipê roxo, além de pata-de-vaca e manduirana, dedaleiro e aroeira. “São espécies mais adequadas para este parque, onde temos um terreno mais encharcado, um lençol freático raso, então trabalhamos com espécies cujas raízes se adaptam a esses lugares”, comenta Zanetti.