Aumento de focos de incêndio em Pinhais preocupa Corpo de Bombeiros

Aumento de focos de incêndio em Pinhais preocupa Corpo de Bombeiros

por Noelcir Bello

DSC_5683 site

Devido à ocorrência de fortes geadas, os gramados e os pequenos arbustos estão com suas folhas secas, o que os torna vulneráveis aos focos de incêndio.

Somados ao frequente descaso ou a desinformação de alguns moradores, que insistem em acender fogo para queimar lixos em seus terrenos, tivemos um aumento expressivo no número de incêndios nos últimos trinta dias. Conversamos com o Tenente Picolotto, do Corpo de Bombeiros de Pinhais, a fim de esclarecer e mostrar a importância da consciência do risco de incêndios nesta época do ano.

Segundo informações do Corpo de Bombeiros de Pinhais, desde o dia 12 de junho 2016, nos municípios de Pinhais e Piraquara (área atendida pelo Batalhão), foram notificados 95 incêndios. Foram registrados 51 casos no município vizinho e, em Pinhais, 40, totalizando a média de mais de uma ocorrência por dia. “Nossa função como Bombeiros é combater incêndios urbanos e florestais. A corporação que atende os dois municípios é o 3º Sub Grupamento de Bombeiros, subordinado ao 6º Grupamento de São José dos Pinhais. Os atendimentos dos Bombeiros acontecem somente através do 193, via COBOM (Centro de Operações Bombeiro Militar), que recebe as ligações e encaminha para a unidade mais próxima do local da ocorrência”, esclareceu o Tenente.

Parceria no combate aos focos

Os agentes de Defesa Civil do município de Pinhais estão atuando de forma conjunta com o Corpo de Bombeiros. Todos os dias, a equipe age em conjunto, no período das 14 às 20 horas, para oferecer maior agilidade. Desta maneira, o efetivo fica maior e consegue atender com mais agilidade e qualidade às ocorrências, haja visto o grande número de chamadas neste período. Outra ajuda muito importante tem sido os recursos repassados pela Prefeitura de Pinhais, através da taxa inclusa no IPTU dos moradores do município, o FUNREBOM (Fundo de Reaparelhamento do Corpo de Bombeiros). Esta taxa garante a renovação dos equipamentos e infraestrutura Corpo de Bombeiros de Pinhais.

Informação e conscientização

Para o Tenente, as pessoas precisam ter a consciência que todos correm os mesmos riscos e precisam saber tomar os cuidados básicos. “Com certeza, somente com a informação e conscientização dos munícipes e que as ocorrências são evitadas. Precisamos acabar com aquele pensamento de que as coisas só acontecem com os outros. Elas também acontecem com a gente, caso não tomemos os devidos cuidados”, pontuou Picolotto.

Cuidados que a população precisa tomar

A orientação do Tenente Picolotto é para que as pessoas evitem jogar bitucas de cigarro no chão; aparem a grama em seus terrenos; não joguem garrafas de vidro nos terrenos baldios, já que com a incidência do calor do sol sobre elas há uma chance maior de ser iniciado um incêndio; não soltem balões; evitem acender fogueiras e não queimem restos de lixos nos terrenos. “Em Piraquara, infelizmente, algumas pessoas após acampar esquecem de apagar a sua fogueira, então o vento conduz as fagulhas, causando um incêndio. Por isso, é importante que as pessoas evitem acender fogueiras, mas se optarem em fazer uma, que não esqueçam de apagá-la”, comentou.

publicidade

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress