A Associação Musical Alegro tem vagas abertas para crianças de seis a 12 anos de idade que tenham interesse em aprender violino. As aulas são gratuitas e não é necessário ter o instrumento em casa para participar.
Desde 2016, a Alegro desenvolve um trabalho musical voltado a crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social. Atualmente, a entidade atende as cidades de Curitiba, Almirante Tamandaré, Lapa e Piraquara, no Paraná, e Barbacena, em Minas Gerais. Além das aulas gratuitas de violino, a Associação mantém a Orquestra Infanto-Juvenil Alegro (OIA), que já revelou muitos talentos. “Nossos projetos permitem que esses jovens se desenvolvam e transformem sua realidade pela música. Não trabalhamos apenas o talento musical, mas também habilidades como confiança, motivação, disciplina, trabalho em equipe e concentração. Por fim, vale ressaltar que essas crianças também criam laços importantes com outros jovens”, pontua o fundador e diretor geral da Alegro, Edward Matkin.
A experiência da associação foi reconhecida recentemente pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). Diante do sucesso das iniciativas desenvolvidas nos projetos, a organização consultou a Alegro sobre como implementar programas de educação musical.
Para o diretor administrativo da UP Experience, Willian Carneiro de Oliveira, ser a casa da associação é motivo de orgulho. “Desde 2023, a Alegro utiliza o Teatro Positivo, o Teatro UP Experience e outros espaços da Universidade Positivo para realizar ensaios e apresentações. Acreditamos que essa é uma forma de a universidade contribuir para o ensino e a cultura, dois pilares fundamentais para nós”, destaca.
As inscrições para as aulas gratuitas de violino podem ser realizadas por meio deste formulário. Para mais informações é só entrar em contato pelo telefone (41) 98700-8048 ou enviar um e-mail para alegroproj@gmail.com.