Audiência pública sobre a Lei Anual Orçamentária é realizada em Pinhais

Audiência pública sobre a Lei Anual Orçamentária é realizada em Pinhais

pinhais02

 

No evento foram apresentados os resultados da pesquisa previamente realizada com a população

A Prefeitura de Pinhais, por meio da Secretaria Municipal de Finanças, e com a participação de todas as Secretarias, realizou na noite do dia 6, terça-feira, no auditório do Cenforpe II, audiência pública referente à elaboração da Lei Orçamentária Anual (LOA), referente ao ano de 2020. Comandada pelo secretário municipal de Finanças, José Martins, que abriu o evento explicando a dinâmica da audiência.

“Na primeira parte realizaremos uma apresentação conceitual, demonstração do resultado das pesquisas realizadas com a população, depois uma amostragem de como está o andamento do nosso Plano de Governo. Já na segunda parte, abriremos a palavra ou leremos o questionário dos populares para que possamos acrescentar outras ideias ou sugestões ao que já está colocado. Em um terceiro momento, representantes de cada Secretaria Municipal atenderão a população, oportunidade para conversar com cada secretário dentro da sua área de atuação”.

Abrindo oficialmente a audiência pública, a prefeita de Pinhais, Marli Paulino, destacou a importância do evento para a população se manifestar sobre os anseios. A chefe do Poder Executivo municipal realizou uma retrospectiva, lembrando de quando foi vereadora, juntamente com o hoje deputado federal Luizão Goulart, época em que tinham vontade de fazer ainda mais por Pinhais.

“Era um momento em que a nossa cidade tinha muitas necessidades. Quando assumimos o mandato, fizemos muito ao lado de uma equipe comprometida em trabalhar em prol de Pinhais e das pessoas. Agora, junto com minha vice-prefeita, Rosa Maria, continuamos trabalhando e fazendo as coisas acontecerem. Já realizamos bastante, mas ainda tem muito para trabalhar. Em nosso Plano de Governo colocamos metas possíveis de serem realizadas, e já fizemos cerca de 90% das nossas metas, mas com certeza, até o final do mantado, conseguiremos executar todo o proposto”.

Marli aproveitou ainda para parabenizar os munícipes, sua equipe, aos secretários “que se envolvem e que fazem com que nos orgulhamos de morar aqui. Agradeço também os vereadores que trabalham juntos em prol da nossa comunidade”. Por fim, a prefeita agradeceu ao deputado Luizão: “normalmente um deputado em primeiro mandato precisa de um ano, pelo menos, para conseguir mandar recursos, mas já neste ano Luizão está mandando recursos para a saúde e educação de Pinhais por meio de suas ementas parlamentares”.

O secretário José Martins continuou sua apresentação explicando que o orçamento anual precisa ser discutido em audiência pública no ano anterior, cujo objetivo é executar o orçamento público, estimar, prever receitas e fixar despesas para o próximo ano. “Esse é um último momento para ouvirmos as sugestões da comunidade, em seguida a equipe técnica prepara o texto que será encaminhado para análise da Câmara de Vereadores e esta faz a sua abordagem”. Martins ementou a fundamental participação dos vereadores que será nesta análise e discussão na Câmara Municipal.

Sobre a participação da população, o secretário explicou que foi elaborado um novo questionário para tornar mais eficiente e saber com mais exatidão os anseios da comunidade. “Este questionário foi disponibilizado ao público em vários locais, como em Escolas municipais e algumas estaduais, bem como no Portal da Prefeitura e nas redes sociais. Ao todo foram preenchidos 1.074 questionários, “quase 1% da população. O ideal que mais gente opinasse, mas já é um indicativo interessante para saber o que essas pessoas querem para a cidade”.

Na sequência da audiência pública foram apresentados os resultados dos questionários, divididos em áreas de atuação e por bairros. Após essas explanações, a população pode se manifestar e conversar com os secretários e diretores de Pinhais.
Entre os participantes da audiência para elaboração da LDO 2020, além do secretário José Martins e da prefeita Marli Paulino, também estavam os secretários: de Administração, Heuler Giovannetti; Assistência Social, Rosângela Batista da Silva Duarte; Procuradoria Geral, Edson Galdino Vilela de Souza; Desenvolvimento Econômico, Emerson Bento; Educação, Andrea Franceschini; Governo, Ricardo Augusto Pinheiro; Saúde, Adriane da Silva Jorge Carvalho; e de Urbanismo, Marcus Vinicius Senegaglia Jorge; os vereadores Marcinho (presidente da Câmara), Filho e Arnaldo do Vizinho Solidário, além de diretores de todas as Secretarias, servidores e a comunidade de Pinhais.

publicidade

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress