A extensa programação de Natal de Curitiba – Luz dos Pinhais, com mais de 160 atrações em várias regiões da cidade, tem reunido milhares de pessoas a cada apresentação, além de moradores e turistas felizes. Quem anda comemorando são os comerciantes, que estão tendo mais clientes.
Desde que a Vila de Natal Electrolux foi montada, há mais de duas semanas, a Praça Santos Andrade se transformou num grande parque de diversões com roda-gigante, luzes piscantes, Casa do Papai Noel e feira gastronômica. Os atrativos chamam a atenção de quem circula pelo centro e dos turistas que lotam a cidade nesta época do ano.
Diney Gonçalves, 42 anos, trabalha em um estacionamento que fica ao lado da Praça Santos Andrade. Ele conta que as atrações aumentaram o fluxo de pessoas na região e com isso alavancaram o faturamento do estabelecimento.
“Para nós comerciantes foi excelente, o movimento está ótimo. Esse mês foi muito bom, as atrações da praça ajudaram muito no aumento do movimento, não tem nem comparação com os anos anteriores”, comemora.
Marlene do Rocio, 58 anos, também é só sorrisos, ela trabalha há sete anos na praça, em uma barraca de pastel. Para ela, a cada ano, o movimento cresce. “Se no ano passado foi bom, esse ano tá melhor ainda, dobramos nossas vendas nesse período”, afirma Marlene.
Para sua filha, Mery Anne, 30 anos, que também trabalha na barraca, o público também está diferente. “Com o evento da prefeitura aumentou muito o movimento, esse ano está ainda melhor do que o ano passado. Sem contar a presença dos turistas que vieram especialmente para ver o Natal da cidade”.
No mais antigo parque de Curitiba, o Passeio Público, os comerciantes também comemoram a revitalização e a decoração de Natal que o local recebeu. Quem visita o parque atravessa os portais iluminados e logo avista a árvore de luz com 11 metros de altura, o Carrossel é a grande atração, mas o trenzinho também alegra crianças e adultos.
Com tantas atrações, o Passeio Público está sempre cheio, com moradores da região, de outros bairros e também muitos turistas. O pipoqueiro, Ricardo Ferri, 40 anos, trabalha dentro do Passeio e conta que com o Natal está vendendo mais, além de ver o passeio cheio de famílias e turistas.
“Melhorou mil por cento. As pessoas estão frequentando mais o Passeio. Esse é um novo Passeio Público, que atrai as pessoas e melhora toda a região”, revela.
Os irmãos Tony Ever, 22 anos e Tammy Tanny, 17 anos, ajudam o pai no quiosque de sorvetes e bebidas. Eles contam que a família trabalha há mais de 30 anos no Passeio Público e que agora o trabalho está dobrado. “Aumentou bastante o movimento, eu espero que continue assim. Antes a gente ficava aqui até as 19h30, agora estamos ficando até as 22h da noite, por que tem muitas pessoas, principalmente turistas. O trabalho tá mais puxado mas tá valendo muito a pena”, afirma Tammy.
Na região do Largo da Ordem, onde foram encenados os Autos de Natal, a movimentação de turistas e moradores, que já costuma ser grande, aumentou ainda mais nos dias de espetáculos e os comerciantes da área também comemoram os resultados.
Em um dos mais tradicionais bares do Largo da Ordem, o Bar do Alemão, o aumento no movimento foi sentido. Para Carlos Alexandre de Oliveira, que trabalha na administração do bar, o maior número de atrações natalinas, neste ano, impulsionou o número de clientes. “À partir das 21h, quando geralmente as apresentações se encerram, o movimento aumenta. São famílias inteiras que procuram um lugar para sentar e confraternizar”, revela.
No Espaço Carmela, que fica na mesma região, o gerente fez até alterações no cardápio, especialmente para esse período de maior movimento de clientes. “As atrações de Natal com a presença da Guarda Municipal, deixou a região mais segura e atraente para os turistas e moradores, um excelente trabalho que a prefeitura vem realizando, estamos satisfeitos com os resultados”, comenta Márcio Menezes, gerente do estabelecimento.
Por toda a cidade o mesmo movimento está sendo sentido por comerciantes, moradores e turistas.
A programação oficial de espetáculos vai até 23 de dezembro, mas a decoração poderá ser vista até o dia 6 de janeiro.