Atletas de Pinhais vivem expectativa dos Jogos Paralímpicos Rio 2016

Atletas de Pinhais vivem expectativa dos Jogos Paralímpicos Rio 2016

por Noelcir Bello

20160804_132900

Os irmãos e paratletas pinhaienses Eliseu e Marcelo são jogadores de Bocha Paralímpica e vivem a expectativa de inicio dos Jogos Paralímpicos Rio 2016, com o início marcado para o próximo dia 07/09.

Os dois estão treinando muito e querem garantir a medalha de ouro para o Brasil. Sendo irmãos e companheiros de equipes, os paratletas garantem que essa situação acaba facilitando o desempenho da dupla, pois os dois treinam juntos na casa de Marcelo. “Estamos confiantes que esse será o melhor desempenho da seleção e que a organização brasileira será a melhor de todos os tempos, podendo assim deixar um grande legado a todos para o futuro do país”, disse Eliseu.

Preparação

Durante o período de preparação, após a convocação da seleção, os dois irmãos participaram de diversas competições. A participação dos Jogos Mundiais na China, na fase de preparação, fez com que a seleção e os paratletas repensassem as estratégias e recomeçassem do zero, já que nenhum paratleta obteve bons resultados. A volta por cima aconteceu no Mundial realizado em Portugal, em junho de 2016, quando a delegação brasileira voltou com as medalhas de ouro. “Estou muito feliz e otimista. Essa será a minha primeira participação em uma Paralimpíada e, ainda, ao lado de meu irmão Eliseu, que já viveu está experiência em Londres 2012, de onde voltou com a medalha de Ouro”, comentou Marcelo.

Pela primeira vez, a delegação brasileira vem se preparando em um Centro Paralímpico, em São Paulo, visando se tornar a quinta maior potência em número de medalhas conquistadas. Neste mês, a sétima etapa de treinamentos no ano está sendo concluída, com passagens por outros estados, deixando assim os paratletas melhor ambientados para climas e pistas diferentes. “Esta rotina de preparação aproxima consideravelmente a convivência dos paratletas, refletindo também no desempenho de todos. Ainda como forma de preparação para esta que será a grande realização de nossas vidas, a seleção vai se reunir na última semana de agosto em São Paulo, antes de viajar para o Rio de Janeiro”, garantiu Marcelo.

Expectativa de bons resultados

Para o Rio 2016, a expectativa é do melhor desempenho brasileiro na história das Paralimpíadas, até por conta da torcida. O fator casa ajuda muito, além dos treinos, já que os paratletas absorvem a energia positiva que vem das arquibancadas e encontram forças para enfrentar qualquer dificuldade durante a competição. Para os paratletas pinhaienses, esta é a realização de um sonho. Irão participar da primeira Paralimpíadas juntos e ainda no Brasil. Eles garantem que irão em busca do ouro. “Temos a confiança de que será uma grande Paralimpíada, com a maior conquista de medalhas da história da delegação brasileira paralímpica. Torcemos para que o evento deixe um bom legado para as gerações futuras e que esses atletas e paratletas possam utilizar toda esta estrutura montada, assim como podemos perceber na China, quando estivemos lá, oito anos após ter acontecido a Olimpíada. Toda a estrutura continua intacta e é muito aproveitada.

Após a competição, é necessário que se mantenha treinamento de base, pensando no futuro, não apenas para a questão do esporte, mas até mesmo para olhar mais para a diferença que o esporte faz na vida da sociedade. Também imaginamos que, após a realização deste grande evento, os governos e as prefeituras venham a se interessar mais pelo desenvolvimento de projetos onde incluam os atletas e paratletas”, finalizaram os irmãos.

Patrocinadores

Eliseu Dos Santos, atleta do Clube Tradef (São Paulo) é patrocinado pelo Bolsa Atleta e Loterias Caixa. Marcelo Dos Santos, atleta do Clube ADFP (Paraná), tem apoio do TOP 2016 Talento Olímpico do Paraná (Governo do Estado), Bolsa Atleta do Ministério do Esporte e Empresa Deuseg. Os dois contam ainda com o grande apoio da equipe da ANDE – Associação Nacional de Desporto para Deficiente, que organiza e busca oferecer todo o suporte aos atletas brasileiros.

publicidade

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress