Atividades com a comunidade promovem o autocuidado e a prevenção de doenças

Atividades com a comunidade promovem o autocuidado e a prevenção de doenças

pinhais01

O grupo Alongando a Vida, da Unidade de Saúde Ana Nery, conta com a orientação do fisioterapeuta do NASF, João Eduardo de Azevedo Vieira

 

As equipes de Estratégia em Saúde da Família (USF) da Unidade de Saúde Ana Nery e o Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) realizam atividades semanais com a comunidade para promover o autocuidado e a prevenção de doenças. O grupo Alongando a Vida reúne-se na própria unidade todas as terças e quintas, pela manhã.

A escolha do nome “Alongando a Vida” foi feita pelos integrantes do grupo em alusão ao alongamento terapêutico, realizado duas vezes por semana, com orientação do fisioterapeuta do NASF, João Eduardo de Azevedo Vieira, que oferta também aferição da pressão arterial aos participantes. A cada dois meses são realizadas atividades educativas por meio de palestras e orientações, finalizadas com a aferição do peso, altura e circunferência da cintura dos participantes para avaliação e acompanhamento nutricional e vigilância do peso.

O último encontro ocorreu no dia 9, ocasião em que a nutricionista do NASF, Lilian Tanikawa, ministrou uma palestra com orientações sobre a importância do monitoramento das medidas corpóreas para o estado de saúde.

Os agentes comunitários de saúde protagonizam e coordenam uma ponte sólida entre a comunidade e a unidade de saúde da família. “São realizadas visitas domiciliares, momento em que os agentes cadastram e acompanham os integrantes das famílias, divulgam os serviços ofertados na USF, orientam os usuários conforme as necessidades observadas, direcionando e incentivando as pessoas a participarem dos grupos”, complementa a coordenadora da USF Ana Nery, Luciana Vieira.

Avaliação

O estado nutricional é avaliado segundo o Índice de Massa Corporal (IMC), que é a relação do peso pela altura ao quadrado. Esse cálculo fornece um valor que indica como está o estado nutricional do indivíduo.

Obesidade

Segundo o Ministério da Saúde, a circunferência da cintura permite identificar a localização da gordura corporal, pois a distribuição dessa gordura tem relação direta com o risco para doenças cardiovasculares. A Organização Mundial da Saúde preconiza como limite normal 80 cm para as mulheres e 94 cm para os homens.

publicidade

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress