A participação da mulher na política tem crescido significativamente, apesar dos obstáculos ainda a superar. Famosas mulheres a nível nacional e internacional se destacam ou se destacaram. Desde personalidades históricas e pioneiras como a saudosa primeira-ministra Indira Gandhi, na Índia, e outra pioneira primeira-ministra, a Margaret Tatcher, na Inglaterra; passando pelas democratas Hillary Clinton e Kamala Harris (atual vice-presidente do governo Joe Biden) nos EUA; bem como a primeira-ministra Angela Merkel, na Alemanha, até Dilma Roussef e Marta Suplicy, no Brasil, só para citar as mais notórias. O Paraná também já contou com uma vice-governadora que assumiu o Governo do Estado, Cida Borghetti (PP), que era vice do então governador Beto Richa (PSDB). Cida assumiu o governo por nove meses quando da saída do tucano para se candidatar a um cargo eletivo no Senado, em 2018.
No parlamento, elas também são diversas, em variadas posturas ideológicas, a exemplo das deputadas federais Bia Kicis (PSL-DF) e Carla Zambelli (PSL-SP), além da senadora Simone Tebet (MDB-MS). A ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos, a paranaense natural de Paranaguá, filiada ao PP, Damares Alves, é outra da atual safra de mulheres de destaque na política.
Crescimento de 17,95%, no Paraná
Na esfera municipal, em 2020, o avanço foi digno de nota. Nas últimas eleições municipais, as mulheres bateram recorde de candidaturas no país. No Paraná, a conquista do espaço feminino na política também cresceu. Houve um aumento de 17,95% no número de prefeitas eleitas, em relação às eleições de 2016, ou seja, de 29 para 39 municípios.
Com o objetivo de fortalecer, integrar e aumentar ainda mais a representatividade das mulheres na política, a Associação dos Municípios do Paraná (AMP) realizou o 1º Encontro das Prefeitas do Paraná, nos dias 24 e 25 de agosto, em Curitiba, no Hotel Bourbon. O encontro reuniu as prefeitas paranaenses para debater temas relevantes no contexto da gestão pública e da participação mais ativa das mulheres na política. A abertura do 1º Encontro das Prefeitas do Paraná, na terça-feira (24), reuniu autoridades e prefeitas de diversas regiões do Estado. No discurso, as autoridades foram unânimes em destacar a importância de estimular a participação mais ativa da mulher na política e citaram os avanços que estão acontecendo. A ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos, Damares Alves, foi uma das convidadas, com participação no dia 25.
Ratinho Júnior na abertura do evento
O governador Carlos Massa Ratinho Júnior (PSD) destacou o trabalho que vem sendo realizado pelas mulheres. “O Paraná tem grandes prefeitas, grandes gestoras. As mulheres estão, a cada eleição que passa, ocupando espaços mais relevantes. E nós, homens, temos a oportunidade de ouvir e aprender, copiando gestões humanas, voltadas para melhorar a vida das pessoas”.
“Integrar e fortalecer as prefeitas”
O 1º Encontro das Prefeitas do Paraná foi criado para valorizar as mulheres prefeitas e suas gestões à frente dos municípios, o que vem sendo feito por elas com muita competência. “A finalidade é integrar e fortalecer as prefeitas, criando um ambiente para a interação entre elas, e propiciar a troca de experiências e o aprendizado com as palestrantes“, destaca o presidente da AMP, Júnior Weiller. Ele acrescenta que é essencial que as mulheres tenham igualdade de condições com os homens nas disputas. Além disso, é fundamental que tenham grande participação nos partidos, nas gestões dos municípios, estados e Governo Federal e também nos legislativos, em todos os níveis”.
PRESENÇAS ILUSTRES
Da abertura, participaram o governador Ratinho Jr. e a primeira-dama Luciana Saito Massa; o vice-governador Darci Piana; os secretários Marcel Micheletto (Administração e Previdência) e sua esposa, Franciane Sonni Martins Micheletto; Guto Silva (Casa Civil) e sua esposa, Karina Amadori; e João Carlos Ortega (Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas). Também, estiveram presentes o deputado federal Ricardo Barros (PP-PR) – líder do governo Jair Bolsonaro na Câmara Federal – e o diretor da CNM (Confederação Nacional de Municípios), Joarez Henrichs.
Realizado pela Associação dos Municípios do Paraná (AMP), o 1º Encontro das Prefeitas do Paraná contou com patrocínio do Sicoob Central Unicoob (Sicoob/Unicoob), Copel (Companhia Paranaense de Energia) e BRDE (Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul).
Fortalecimento da Mulher na Política
Após o evento, em entrevista exclusiva concedida ao jornal A Gazeta Região Metropolitana, a prefeita de Pinhais, Marli Paulino (PSD-PR), uma das participantes, afirmou que o encontro é muito importante e tem o objetivo de discutir o fortalecimento da mulher na política. “Além de ser uma oportunidade para integrar os municípios, reunindo as prefeitas paranaenses para tratar de assuntos relevantes no contexto da gestão pública. Uma ação que também valoriza o trabalho realizado por tantas mulheres fortes e comprometidas com os municípios dos quais estão à frente”, afirma. Aliás, Pinhais é um dos municípios que, desde a primeira gestão do então prefeito Luizão Goulart – atual deputado federal pelo partido Republicanos – tem adotado uma política de valorização da mulher em cargos de comando. A prefeita Marli Paulino, sua sucessora, dá continuidade a essa valorização, a começar pela participação de sua vice-prefeita Rosa Maria de Jesus Colombo, que está com ela desde o primeiro mandato. Na gestão de Marli, há quatro secretárias municipais: da Educação, Andréa Franceschini; da Saúde, Adriane da Silva Jorge Carvalho; do Meio Ambiente, Rosana Boeira Ilheu, e da Assistência Social, Rosângela Batista.