Na última terça-feira (16) a pedagoga da Prefeitura de Arapiraca (AL), Telma Freire, fez uma visita à Secretaria de Assistência Social de São José dos Pinhais para conhecer o trabalho realizado pela Divisão de Proteção Social Especial do Município. A passagem pela Secretaria serviu também como intercâmbio de ideias relacionadas às práticas e abordagens da Assistência Social nas duas cidades.
Falando sobre a opção por São José dos Pinhais, Telma contou que o Município foi escolhido pela semelhança demográfica com Arapiraca, e também por ser um local considerado referência no atendimento social. “Nós escolhemos o Paraná como Estado para buscarmos experiências positivas relacionadas à Assistência Social, e dentro do Estado, observamos que a cidade de São José dos Pinhais ocupava um papel de destaque”, explicou.
A pedagoga também ressaltou aquilo que mais a impressionou em sua visita. “A estrutura física tanto de trabalho, quanto de atendimento que eu encontrei aqui são muito boas e proporcionam à população uma rede que de fato facilita o acesso aos seus direitos. O comprometimento da equipe e o bom acolhimento, que até eu mesma recebi, com certeza serão impressões e experiência muito positivas que levarei comigo”, disse.
Na cidade, a visitante alagoana conheceu os programas desenvolvidos pela Assistência Social, em especial o Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua, denominado Centro POP, que oferece diariamente para estas pessoas alimentação, higiene pessoal, palestras que abordam temas relacionados à saúde e educação, serviços voluntários de cabeleireiro e encaminhamento para fazer nova documentação gratuitamente, além de realizar atividades socioeducativas direcionadas ao desenvolvimento de habilidades, como oficinas de artesanato.
Outra visita também foi realizada no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), que tem como competência coordenar e executar a prestação dos serviços às famílias e indivíduos com seus direitos violados, oferecendo acompanhamento especializado às: crianças, adolescentes e suas famílias que vivenciam situação de violência ou exploração do trabalho infantil (PETI); mulheres vítimas de violência, pessoas com deficiência, idosas e suas famílias que vivenciam situações de violência e adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa.
“Para nós é um motivo de orgulho muito grande sabermos que o trabalho da nossa equipe é reconhecido em locais que nem imaginávamos. O alcance da nossa atuação comprova que as atividades sociais que desenvolvemos aqui em São José dos Pinhais estão sendo eficazes, e que bom que podemos compartilhar estas práticas com outros municípios”, afirmou o secretário municipal de Assistência Social, Imar Augusto.