Servidores da Secretaria de Assistência Social (Semas) de São José dos Pinhais estão em constante aperfeiçoamento e motivação para melhor atender a população do Município. A Secretaria tem a prática constante de buscar o crescimento do conhecimento técnico dos servidores. Prova disso foi a capacitação de 100% do seu quadro funcional no sistema IDS Social que atende as prerrogativas do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) que atribui aos Municípios os vínculos e as responsabilidades do sistema de serviços, bem como benefícios, programas e projetos de assistência social de caráter permanente ou eventual.
Segundo a Secretaria, hoje cerca de 98% dos servidores têm acesso ao IDS Social que garante informações mais completas dos atendimentos realizados, benefícios concedidos e público atendido. Isso integra todas as Unidades de Assistência Social, disponibilizando assim um histórico amplo, uma vez que cabe ao gestor de Assistência Social atender as demandas de proteção social e gerenciar as informações no nível local e para as demais esferas governamentais, fornecendo assim dados consistentes que facilitam o atendimento ao usuário da rede assistencial do Município, e permite um melhor planejamento e execução do plano de ações da Secretaria de Assistência Social.
A Secretaria de Assistência Social de São José dos Pinhais, além do aprimoramento técnico, busca a motivação continuada de seus servidores, por meio de palestras motivacionais, nas quais contaram com a presença dos palestrantes Fabiano Brum, Marcos Meier, entre outros.