Assistência Social de Pinhais mantem acompanhamento familiar mesmo durante pandemia do Covid-19

Assistência Social de Pinhais mantem acompanhamento familiar mesmo durante pandemia do Covid-19

Com as diversas atividades propostas, a Semas busca assegurar que as crianças, adolescentes e idosos se mantenham ativos dentro de suas casas, além de promover a interação entre a família

Em meio ao cenário da pandemia, a Secretaria de Assistência Social de Pinhais (Semas) reforça a importância do fortalecimento de vínculos como imprescindível neste momento em que a humanidade vive. Neste sentido, o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) se configura como um processo necessário, uma vez que o principal objetivo é garantir a permanência dos trabalhos desenvolvidos com a comunidade nos equipamentos da Assistência Social.

“Nosso objetivo é dar continuidade ao empoderamento protagonista de suas vidas, reforçado no contato com os usuários”, destaca a gerente de Serviços e Benefícios de Proteção Social Básica, Micheli Strapasson Ribeiro.

Antes do coronavírus, o serviço era disponibilizado, fisicamente, nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e no Espaço de Convivência e Cidadania (ECC) do município. O serviço tem a proposta de atividades contínuas e ininterruptas com grupos de diversas idades, buscando ampliar as trocas culturais e de vivências entre os frequentadores, fortalecendo os vínculos familiares e comunitários. Os grupos são divididos em Prejovem (crianças de 6 a 12 anos), Projovem (13 a 17 anos) e Idoso (igual ou acima de 60 anos).

 

Famílias atendidas pela Assistência Social

Neste contexto, a Secretaria decidiu utilizar algumas estratégias para não perder o contato com o público. Assim, foram adotadas ferramentas como uso do Watsapp, ligação telefônica, atendimento individualizado, visitas domiciliares avaliadas pela equipe técnica e entrega de material para dar continuidade ao acompanhamento familiar. Dentre as atividades, kit de atividades com a temática de combate ao trabalho infantil, Jornal do CRAS, brincadeiras, informações a respeito de benefícios sociais, campanhas nacionais e municipais, orientações de prevenção ao coronavírus, dentre outras abordagens. “Lembramos que neste momento o objetivo é o fortalecimento de vínculos e a proteção social de nossas famílias”, ressalta Micheli.

A equipe do Centro de Convivência do Idoso (CCI) também está desenvolvendo um trabalho, via Whatsapp, com grupos formados com os idosos participantes do CCI e do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos dos CRAS. “São realizadas atividades online, onde os idosos são estimulados a superar a condição de isolamento social com criatividade e movimento, desenvolvendo a capacidade funcional, o trabalho solidário, a autoestima com alegria. Foram promovidos desafios, gincanas como postagens de fotos com diversos temas: festerê, festa do pijama, entre outros”, explica Micheli.

Foram vários desafios como postagem dos animais de estimação; nomes de novelas de época e atual; brincadeiras de fotos postadas com máscaras; desafio de postagem dos idosos cantando suas músicas favoritas. Também foram confeccionadas lembrancinhas aos vencedores, com medalhas de classificação e feitos vídeos de cada brincadeira para lembrança. Além disso, estão sendo realizadas orientações, acolhimentos e encaminhamento à rede, caso necessário.

Entre as atividades propostas pelo SCFV e realizadas nos CRAS Norte, Sul, Leste e Oeste, a Gemima Arcelin, de 10 anos, teve a oportunidade de explorar sua criatividade com a confecção de pulseiras, e se mostrou bastante interessada em realizar a atividade. Para isso, o CRAS Oeste enviou todos os materiais e ela registrou sua participação em vídeo compartilhado no grupo com os demais participantes. No vídeo, ela ainda manda um recado importante: “Não se esqueça, fique em casa se puder e quando for sair, use máscara o tempo todo”. Gemina também reforça que lavou as mãos e passou álcool antes de começar a gravar.

Com as diversas atividades propostas, a Semas busca assegurar que as crianças, adolescentes e idosos se mantenham ativos dentro de suas casas, além de promover a interação entre a família.

 

Serviço

– Espaço de Convivência e Cidadania (ECC): whatsapp (41) 99206-1150.

– Centro de Convivência do Idoso (CCI): (41) 3912-5674 e whatsapp (41) 3912-5226.

– CRAS Oeste: telefone fixo e whatsapp (41) 3912-5002.

– CRAS Norte: (41) 3912-5627 e whatsapp (41) 98781-0570.

– CRAS Sul: (41) 3912-5613 e whatsapp (41) 98792-5001.

– CRAS Leste: (41) 3912-5223 e whatsapp (41) 98709-9474.

publicidade

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress