Asfalto novo em ruas na Regional Boa Vista equivale à distância de Curitiba a Castro

Asfalto novo em ruas na Regional Boa Vista equivale à distância de Curitiba a Castro

Asfalto novo
Pavimentação de qualidade trouxe benefícios para os moradores

Nos últimos sete anos, as ruas dos bairros que formam a Regional Boa Vista receberam 151 km de asfalto novo. Para se ter uma ideia, a quantidade de pavimentação realizada equivale à distância entre Curitiba e a cidade de Castro, nos Campos Gerais.

O benefício para os moradores pode ser medido pelo grau de satisfação das pessoas que residem ou utilizam as ruas beneficiadas. Um dos exemplos recentes de requalificação é o da Rua Alberto Otto, no Santa Cândida. A via recebeu melhorias numa extensão de 869 metros, entre as ruas Theodoro Makiolka e Joaquim Marques dos Santos.

Rua com o nome do avô

Raudemir Domingos Otto é um dos pioneiros na região. Ele nasceu na Rua Alberto Otto, que leva o nome do seu avô, e conta que até chegar o asfalto, foi um longo período.

“Isso aqui era tudo mato e terra batida. Depois de muito tempo veio o antipó, mas era precário, sempre surgiam muitos buracos”, narrou ele.

“Agora ficou uma maravilha, o asfalto lisinho e tudo urbanizado. Foi muito bom testemunhar esta transformação. Eu moro nessa rua há 59 anos e gosto muito daqui”, assegurou.

Outra moradora antiga da região, a dona Olímpia Beatriz Skrok Senchuk, também ficou satisfeita com o novo pavimento.

“Era muito difícil se locomover aqui, mas agora foi resolvido. A nossa rua ficou muito boa e agora temos toda a infraestrutura”, disse dona Olímpia, que lembrou os tempos difíceis quando não havia ônibus e as condições da rua eram precárias.

Pertencimento

Esta sensação de pertencimento acaba sendo extensiva para os trabalhadores que atuam nas obras de pavimentação, como é o caso do motorista de caminhão Júlio Hgaliski, que trouxe a primeira carga de 23 toneladas de massa asfáltica para a requalificação da Rua Ângela Budel, no Butiatuvinha.

“É um trabalho diferente. A gente traz o asfalto bruto e as máquinas fazem o resto do trabalho. É uma sensação muito boa porque isso resulta em ruas de boa qualidade para a população”, disse Júlio.

Formada pelos bairros Abranches, Atuba, Bacacheri, Bairro Alto, Barreirinha, Boa Vista, Cachoeira, Pilarzinho, Santa Cândida, São Lourenço, Taboão e Tingui, a região tem 266.890 habitantes, segundo estimativa IBGE/Ippuc de 2020.

Além das requalificações do programa Asfalto Novo, a região recebe, paralelamente, intervenções da obra viária mais importante da cidade, que correspondem ao lote 4.1 da Linha Verde Norte. As ações estão em andamento ao longo de quase 3 km, na região do Trevo do Atuba, entre as estações Atuba e Solar, desde a altura do Hospital Vita até a concessionária Mercedes/Savana.

78 ruas pavimentadas em 2023

Somente em 2023, as intervenções de melhorias no pavimento alcançaram 78 ruas, além da revitalização das alamedas internas do Parque Municipal Barreirinha. Outras 16 ruas estão com obras de asfalto em andamento.

Dos 151 km de asfalto novo da Regional Boa Vista, 12 km beneficiaram moradores de ruas de pavimento primário, que antes tinham que conviver com a lama e o pó. Além de infraestrutura de drenagem com a implantação de galerias de águas pluviais, bocas de lobo e meio-fio.

“O programa Asfalto Novo contempla todos os bairros, em especial os mais distantes do Centro, e promove mais qualidade de vida porque assegura a melhoria na infraestrutura e o zelo pelo ir e vir dos cidadãos”, diz Rodrigo Araújo Rodrigues, secretário municipal de Obras Públicas, pasta que coordena e fiscaliza as ações pela cidade.

Mais de 1000 km de asfalto

Curitiba alcançou a marca de mais de 1.000 km de asfalto novo em 7 anos. São 2.046 obras de pavimentação já executadas ou em andamento, desde 2017.

Mais de 1.722 já contempladas pelo programa, cujas intervenções são feitas para melhorar o trânsito, promover segurança, acessibilidade, mobilidade e interligar os bairros. O maior volume de obras (91%) acontece em bairros afastados do Centro.

As obras são coordenadas pela Secretaria Municipal de Obras Públicas (Smop) a partir de três modalidades de serviço: reciclagem do pavimento; fresagem e recapeamento; e pavimentação asfáltica em locais antes cobertos pelo saibro, sem nenhuma infraestrutura. É o programa Asfalto no Saibro, que já livrou da poeira e da lama mais de 580 ruas.

Asfalto Novo

Somente neste ano, o programa Asfalto Novo assegurou 443 obras de pavimentação, recuperando mais de 202 mil metros de asfalto – uma média de 830 metros diários.

Em pouco mais de seis anos foram aproximadamente 1.000 quilômetros executados em mais de 2.046 obras que beneficiaram toda a população. São 1.943 intervenções entregues e 103 em andamento. Algumas ruas receberam mais de uma intervenção em diferentes trechos.

publicidade

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress