por Noelcir Bello
A exposição começou no dia 2 de outubro e vai se estender até o dia 23, no saguão de entrada do Centro Cultural Wanda dos Santos Mallmann.
Na abertura do evento, muitas pessoas estiveram presentes e puderam apreciar dezenas de obras de dois grandes artistas do município.
As obras do artista Jhoshuas, feitas em tela, possuem um brilho especial e cores vivas que atraem os olhares dos visitantes. Já a arte de Jhonson é desenvolvida a partir de sobras de madeiras e troncos encontrados em suas caminhadas pelas estradas da vida. Jhoshuas revela que gostou do convite feito pela curadora Kátia e afirma que resolveram fazer a exposição em dois amigos, também por admirar muito o trabalho do colega Jhonson.
Uma exposição pensada nos visitantes
Todas as peças em exposição foram criadas exclusivamente para este momento, as quais consumiram um ano de seu trabalho, garante Jhoshuas. “Acredito que as pessoas que vêm a exposição multiplicam a seus amigos e o resultado certamente virá depois. Porém, a maior gratificação é observar os olhares dos visitantes diante das minhas obras”, completou.
Jhoshuas disse acreditar que suas obras agradam a humanidade devido ao colorido de suas criações, aliadas ao trançado da madeira de seu colega. “Adorei a demonstração de interesse por parte dos visitantes. Aqueles que ainda não vieram ver a exposição, peço que reservem um tempinho para apreciar e conhecer a qualidade do trabalho dos artistas de Pinhais”.
Oportunidade
Jhonson vê a exposição como uma oportunidade, uma forma de mostrar sua arte para o público de outras localidades, saindo assim da obscuridade. “Este apoio por parte da administração é muito importante para, nós artistas. Espero que a partir deste momento as portas se abram para novas exposições e vendas das obras”, comentou.
Quanto à fabricação de suas peças, Jhonson disse que aproveita o pouco tempo livre para cria-las, já que é servidor público no Colégio Estadual do Paraná. “Tenho muito carinho por todas as peças da exposição, mas destaco a peça “Copo de Leite”, por se tratar de uma madeira encontrada enquanto andava de carro. Ela chamou a minha atenção por eu ter visualizado a obra desde o primeiro momento”, contou.
Suas peças chegam a precisar de um mês para serem concluídas, sempre trabalhando com afinco e dedicação todos os dias.
Exposições frequentes
Segundo a curadora da exposição, a competentíssima Katia, a Secretaria Municipal de Cultura reserva o espaço priorizando os artistas locais e que muitos apreciadores da arte já estão habituados a visitar o espaço, sempre valorizando as exposições.
Sobre as obras expostas, ela afirmou ainda que são encantadoras pela atração visual. “São muito coloridas vibrantes, muito bem trabalhadas. O espaço atinge seu objetivo, que é o de mostrar qualidade ao público visitante. Queremos que todos saibam que existe em Pinhais uma arte pujante e que cresce a cada dia”, garantiu a curadora.
Um pouco mais sobre os artistas
Jhoshuas é um artista nascido em Curitiba, que começou a criar aos 12 anos. Sua obra contempla a pintura enigmática e abstrata.
Jhonson é mineiro e cresceu em meio a peças de arte das igrejas. Atualmente, faz entalhes em madeiras encontradas nas sobras de construções ou na natureza. Já teve obras escolhidas para representar Pinhais em feiras de São Paulo e Brasília.
Serviço
A exposição está aberta ao público 08 às 19 horas, de segunda a sábado, no Centro Cultural Wanda dos Santos Mallmann. Endereço: Rua 22 de Abril, no Centro. Telefone: 3912.5241.