por Noelcir Bello
Esta semana conversamos com dois amigos de infância, que se encontraram através do trabalho de seus pais e nunca mais se separaram. Hoje, formam uma dupla sertaneja que já faz muito sucesso.
Arthur Rodrigues, segunda voz e violão, nascido em Curitiba, tem 22 anos e é filho de músico. Cresceu junto com o parceiro Rafael Uniczycki, 23 anos, que também é curitibano. Sempre brincaram juntos, já que seus pais trabalhavam como porteiros de um mesmo condomínio. Foram criados como irmãos, desde os seis anos, tanto que Fael começou a trabalhar em um escritório de contabilidade e levou Arthur para trabalhar com ele também. Com todo esse contato, decidiram montar uma dupla.
O começo da dupla
São apaixonados por música desde pequenos e têm influências de vários estilos, mas principalmente do sertanejo. Em 2006, formaram uma banda de garagem e foram chamados para tocar em seu primeiro evento oficial, a Festa do Vinho de Colombo de 2008. No entanto, os outros integrantes da banda não puderam ir e os dois cantaram sozinhos. Assim, resolveram começar a dupla.
Após esse primeiro show, pararam as apresentações e optaram por estudar. Arthur cursava Engenharia Madeireira e Fael participou de um grupo musical, neste período sem shows da dupla. O tempo foi passando e por alguns anos eles ficaram sem se ver, apesar da grande amizade. Então, os dois perceberam que unir os talentos era o melhor caminho para eles.
Em 2013, reativaram a dupla e escolheram o nome Arthur e Fael, apesar de não ter sido a primeira opção dos dois. Ao se lembrar de um apelido carinhoso, dado por uma criança que era irmã de outro amigo, Rafael sugeriu este nome.
Fael tem o dom para compor músicas próprias desde criança e, com o passar do tempo, foi aperfeiçoando suas criações. Já Arthur, sempre teve maior facilidade em fazer os arranjos das músicas próprias, já que trabalhou a sua voz e o seu conhecimento musical quando participou de um coral.
As composições próprias sempre se destacam nos shows
As principais canções compostas por Fael são: Muralha; Tô em Outra; Vem que Vem e Oh Muié, que foi a primeira composição da dupla e o primeiro trabalho de destaque dos dois. Tocaram esta música em uma festa de bodas e os convidados gostaram muito. Imediatamente os dois perceberam que tinham potencial para trabalhar suas composições próprias. Desde então a dupla se dedica a tocar em diversos bares, casas noturnas, eventos de Curitiba e região.
Quem abriu as portas para a dupla tocar nas casas noturnas foi a Banda Lefigaroo, através do vocalista Marcelo, que deu a oportunidade para tocarem no Cristal Music Hall por diversas ocasiões. A partir daí, a dupla começou a ser acolhida pelo público da casa. Outro lugar que a dupla tem sido muito bem recebida é o bar Seis e Meia Bar, na Rua Chile, em Curitiba. No Seis e Meia, a dupla tocou pela primeira vez a mais recente composição própria “Vem que Vem”, sucesso entre o público presente. Esta que é a atual música de trabalho e está na página da dupla, onde você pode ouvir e curtir o novo som.
Primeiro CD em 2016
Os dois têm como principais influências os sertanejos Theodoro e Sampaio, Chitãozinho e Xororó e Fernando & Sorocaba, com os quais eles sonham em dividir o palco.
Em 2016, a dupla pretende gravar o primeiro CD e já estão captando recursos para que isso ocorra. Estão buscando terem seus próprios instrumentos e equipamentos de som, bem como montar uma estrutura própria para a realização de seu trabalho. Objetivam ainda ampliar o destaque do nome da dupla em outras cidades, incluindo Pinhais, assim como divulgar as músicas nas rádios.
Desde o início, a dupla sempre contou com o apoio da família. “O grande incentivo deles no início foi muito importante para nós. Tocávamos em todos os aniversários de familiares e nas festas da igreja”, contou Fael.
Contatos
Para acompanhar o trabalho da dupla você pode acessar a pagina do Facebook: Arthur e Fael, lá você encontra a agenda de shows, vídeos, fotos e notícias. Telefones: (41) 8430.3913 (Arthur) ou (41) 9926.8095 (Fael).