por Noelcir Bello
Na tarde da última sexta-feira (7), o Centro de Empreendedorismo e Artesanato de Pinhais (Ceart) realizou a primeira Festa Agostinha.
Na oportunidade, também foi promovida a entrega de certificados dos cursos realizados no primeiro semestre de 2015.
Entre as capacitações, realizadas por meio da parceria entre o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e as Secretarias de Desenvolvimento Econômico e de Cultura, Esporte, e Lazer estavam: Chefia e liderança, Programa para aperfeiçoamento para taxistas – Taxi Tour, Artesanato com feltro, Confecção de bonecas de pano, Criação e montagem de bijuterias, Técnicas de patchwork, Customização de bolsas, Confecção de sabonetes e aromatizantes, Pintura em tecido em geral e chinelo de dedo com pedrarias.
Foco no artesanato
Durante o evento, todas as pessoas que passaram pelo CEART tiveram a oportunidade de votar e eleger os melhores artesanatos, que no final do dia foram premiados.
A coordenadora Stela informou que já existe uma lista de pré-inscrição aguardando vagas para abertura de novos cursos. Ainda, segundo ela, atualmente, as visitas do Ônibus do Turismo têm gerado boas vendas na loja dos artesãos.
Artesanato também é terapia
Lurdes é professora de artesanato, nos espaços da Prefeitura, e afirma que a intenção do curso é ensinar a fazer e vender artesanatos. Porém, é importante destacar que os cursos também ajudam as pessoas a superarem dificuldades que estão enfrentando, como psíquica ou motora. “Após iniciarem o curso de artesanato, diversas pessoas que passavam por alguma dificuldade emocional tiveram uma visível melhora, e até deixaram de depender dos remédios antidepressivos. Esta é uma grande vitória, para quem ensina e para quem aprende. Estes cursos servem para aumentar a auto estima”, destacou Lurdes.
Os cursos têm a duração de seis meses, com aulas semanais, e é comum o aluno finalizar um curso e já iniciar outro. Assim, muitos passam a ter o artesanato como uma fonte de renda, atingindo o objetivo da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, que é o de fomentar o artesanato, movimentando a economia do Município e valorizando os artistas e artesãos.
Parceria de sucesso
Adriana Figueiredo, aluna de artesanato, trabalha com MDF e aproveitou a oportunidade de aprender com o SENAC, nesta parceria de sucesso com o CEART. Atualmente, vende seus produtos na loja do CEART e também para as pessoas que já conhecem seu trabalho.
Adriana comemora o fato de poder trabalhar em seu próprio atelier em casa, enquanto cuida dos filhos, do marido Ricardo e dos afazeres da casa. Ela disse que, depois da inauguração do CEART, as vendas melhoraram muito e aproveitou para parabenizar os investimentos da Prefeitura em torno da arte, cultura e turismo. “Os professores são muito bons. Quanto ao evento de hoje, esta é uma oportunidade de rever os amigos artesãos, divulgar meus produtos e fazer novas amizades”, afirmou.
Investimento na arte
Glacy, turismóloga da Secretaria de Turismo de Pinhais, afirma que a Prefeitura não mede esforços para fomentar a criatividade e oferecer novos cursos aos artesãos do Município. Segundo ela, o espaço CEART foi criado com a intenção de facilitar a vida destas pessoas. “Aqui estão inseridos o Banco de Fomento, salas de cursos da própria Prefeitura e também do SENAC, que tem sido um grande parceiro da administração. O mais importante é que além de uma loja montada para todos os artesões exporem seus produtos, a Secretaria oferece ainda o Ônibus de Turismo, que traz os clientes para conhecer o espaço, integrando o CEART com outros pontos de turismo”, disse.
Capacitação dos taxistas
A Prefeitura está promovendo também o curso de formação dos taxistas e toda a população ganha com isso. O acesso aos cursos gratuitos qualifica os profissionais e valoriza também a cidade. “Este curso é muito abrangente, que ensina ao taxista como se portar adequadamente diante de um passageiro. Em outras cidades, as prefeituras exigem que os profissionais façam o curso, mas não oferecem acesso. Por isso, mais uma vez, a administração de Pinhais está de parabéns, pois fez uma grande parceria com o SENAC e trouxe o curso até os profissionais taxistas”, comemorou James Rohrsetzer, presidente da Associação Rádio Táxi Pinhais.