Em clima de festa e muita solidariedade, a Prefeitura de Fazenda Rio Grande, por meio da Secretaria de Assistência Social, promoveu durante a tarde do dia 14, sexta-feira, no CRAS Gralha Azul um grande Arraiá Julino que reuniu cerca de 500 pessoas que participam dos programas sociais e serviços de proteção básica no município. No final do evento foram entregues agasalhos arrecadados pelo Programa Aquece Fazenda e alimentos do Programa Banco de Alimentos – Comida Boa.
Nilda Oliveira, 60 anos, participa das atividades do CRAS Gralha Azul e elogiou a festa. “Está tudo muito bonito, a festa está bem organizada e a criançada tem espaço para brincar”, avaliou.
Para Marjane Ribeiro, da Proteção Social Básica, a festa é um ponto de reunião e possibilita união e lazer entre todos os participantes dos programas.
CONVIVÊNCIA E PARTICIPAÇÃO
A coordenadora do CRAS Eucaliptos, Evelin Kalinoski, reforçou o objetivo do Arraiá, pois vai ao encontro de um dos eixos da assistência social que é “a convivência e participação”.
Para a secretária de Assistência Social, Giuliana Marcondes, o evento foi uma boa forma de reunir a população atendida pelos programas assistenciais do município. Os núcleos mais distantes contaram com transporte gratuito até o CRAS e puderam participar da festa.
Giuliana destacou a festa como uma oportunidade para as pessoas saírem da rotina, desfrutarem dos momentos de lazer, diversão, juntamente com familiares e outras pessoas.
A festa contou com a participação de monitoras – que orientavam crianças e brincadeiras -, pessoal de apoio para a entrega de guloseimas, barracas de jogos e distribuição de comidas típicas.
PRESENÇAS
Estiveram presentes os Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo (SCFV), Programa Criança Feliz, os participantes dos CRAS Iguaçu, Gralha Azul e Eucaliptos; e o grupo Amigos da Melhor Idade, que realizou um espetáculo de dança cigana.
O evento também contou com jovens que participam da Missão Solidária Marista, coordenada por Mateus Alves. “São jovens do ensino médio que atuam na comunidade neste período e estão auxiliando na festa”, comentou.
CASAMENTO CAIPIRA
As famílias tiveram uma grande participação no Arraiá, entre elas a do casal Samuel, 76 anos, e Arminda, 70, que participam das atividades do CRAS Gralha Azul há vários anos, além da filha, Andréa, de 39 anos.
“Meus pais são muito ativos e sempre participam das atividades”, disse Andréa, lembrando que a mãe, dona Arminda sempre dançou. Já Samuel dança e ajuda no cultivo da horta comunitária existente no local. Ele foi o noivo do casamento caipira e teve dona Neuza, 69 anos, como companheira de cerimônia.