A história do nosso artista da semana faz parte e até se confunde com a história de Pinhais
Arnaldo nasceu em 1969 e é natural de Blumenau, Santa Catarina. Aos dois anos de idade, a Rede Ferroviária fechou a filial e seu pai foi transferido para Curitiba, levando junto toda a família. Morou no Capão da Imbuia, na época uma região de fazendas, matos e campos. Mais tarde, foi morar na Vila Oficinas, bairro de Curitiba que sua família vive até hoje.
Um currículo completo
Seguindo a profissão do pai, por 17 anos exerceu a função de ferroviário, enquanto estudava no Colégio Estadual do Paraná, onde se formou ator. Prestou vestibular para PUC e se formou Diretor de Arte.
Começou trabalhando com cinema e, então, optou por se mudar para o Rio de Janeiro, onde começou a fazer televisão. Arnaldo apresentava um programa que fazia sátiras das notícias reais, na TV JB (Jornal do Brasil).
No Rio de Janeiro ficou apenas por três anos. Já havia ingressado como roteirista da Rede Record, mas, atendendo ao convite de seu amigo Laércio Sobral, retornou a Pinhais com a responsabilidade de montar o Plano de Cultura do Município, junto com a primeira escola particular de artes de Pinhais, que tinha um teatro chamado Aquarela, ainda na gestão do prefeito Zico. Começaram a implantar a política cultural no município, criando a Diretoria Municipal de Cultura. Com o fim da gestão do prefeito, a nova gestão desfez a Diretoria de Cultura. Então Arnaldo retornou ao RJ, onde morou por outros três anos até ser chamado outra vez por seu amigo para trabalhar com a Cultura de Pinhas, já na gestão do prefeito Professor Luizão.
Seu trabalho já revelou diversos artistas
Arnaldo é autor do projeto que criou o Festival de Cinema de Pinhais, que já está na quarta edição e tem as inscrições abertas já neste mês de janeiro. Também foi um dos idealizadores do Festival de Teatro de Pinhais e é responsável pelas oficinas de teatro CETAP, assim como a OCP (Oficina de Cinema de Pinhais), capacitando cerca de 100 pessoas por ano nestas oficinas. A peça A transa É, de sua autoria, alcançou mais de 40 mil adolescentes e viajou para diversos festivais representando a cidade. Arnaldo também é coordenador responsável pelo Mister Pinhais.
Ele já revelou diversos talentos, sendo um deles Kadu Schons, um ator mirim que faz parte do elenco da novela Além do Tempo, da Rede Globo, com o personagem Alex. Como a arte e a cultura exalam de sua pele, auxilia ainda em outras atividades que acontecem no município, como o Ballet e o Auto de Natal.
Prêmio Macuquinho Dourado
Através de uma sugestão de Arnaldo, desde o III FestCine (Festival de Cinema de Pinhais), o troféu recebe o nome de MACUQUINHO DOURADO. A homenagem refere-se ao “Macuquinho da Várzea”, uma ave de 10 centímetros, cuja espécie está ameaçada de extinção e é encontrada em apenas três regiões do nosso Estado, sendo uma delas Pinhais, às margens do Rio Iraí. Este feito entra para a história do cinema nacional e é um orgulho para o cineasta Arnaldo Silveira, pois segundo ele desta forma, o Macuquinho vai alçar voos para diferentes regiões do Brasil através da conquista deste troféu.