“Ressignificando a valorização cultural, desafios e conquistas”. Este foi o tema das apresentações de dança do Projeto Gira Mundo deste ano. Foram quatro dias de evento que, mais uma vez, encantou o público presente no Centro de Formação dos Profissionais da Educação, localizado no bairro Weissópolis, em Pinhais.
David Andrade Batista, morador do bairro Jardim Cláudia, estava ansioso para ver a apresentação do filho Miguel, 8 anos, aluno da Escola Municipal Odile Charlotte Bruinjé. “Todos os anos fazemos questão de prestigiar as apresentações dele e sempre nos surpreendemos. Ele estava bem empolgado com os ensaios na escola, agora vamos poder assistir. Trouxe até a bisavó dele, de 79 anos, para prestigiar”, comenta o pai.
Foco na cultura e na história
Além de conteúdos ligados à lei 10.639/2003, que tornou obrigatório o ensino das culturas e histórias africanas nas instituições educacionais brasileiras e que completa 20 anos, esta edição do projeto buscou inserir a cultura de países dos quais as crianças imigrantes matriculadas na Rede Municipal de Ensino fazem parte.
Diferencial
A prefeita de Pinhais, Rosa Maria, explica que o diferencial da Educação em Pinhais é fazer mais do que o currículo escolar exige: “Quero agradecer as servidoras e os servidores da Semed que sempre se empenham tanto em tudo que fazem. É sempre uma surpresa boa quando nossos alunos se apresentam nesse palco. E é uma satisfação ver esse auditório lotado com familiares que os apoiam e os prestigiam. Isso representa o sucesso da Educação do nosso município. Esse evento marca o fechamento de um projeto prático e teórico, com enfoque na diversidade cultural”, enaltece.
União de esforços
A secretária de Educação de Pinhais, Andrea Franceschini, destaca que é necessária a união de esforços para que eventos grandiosos assim aconteçam. “Dentro das escolas, todos se mobilizam para viabilizar o ensaio das crianças. Há toda uma pesquisa e ensaios para que hoje essa ação marque a culminância desse projeto tão especial. Neste ano, incluímos a história das nossas crianças que vieram de diferentes países, afinal temos cerca de 400 alunos que vieram da Colômbia, Venezuela, Chile, Angola, entre outros. Então estas nacionalidades também estão representadas nas apresentações”, conta.
Desenvolvida nas 22 escolas municipais de Pinhais, a iniciativa é promovida pela Secretaria Municipal de Educação e coordenada pela professora Luciana Jungles Saldanha. “É um prazer estar à frente desse projeto tão importante da Rede Municipal de Ensino. Nossos alunos se preparam muito para que as apresentações sejam cada vez mais especiais. Aproveito a oportunidade para agradecer toda equipe da Semed, pois sem os nossos profissionais esse momento não seria possível”, declara Luciana.