Após revitalização, colheita será mais farta na Horta Comunitária Sambaqui, em Curitiba

Após revitalização, colheita será mais farta na Horta Comunitária Sambaqui, em Curitiba

curitiba01

 

Verduras, hortaliças e legumes da Horta Comunitária Sambaqui, no Bairro Novo, estão mais vistosos e saudáveis. A Prefeitura, por meio do Programa Agricultura Urbana da Secretaria Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (Smsan), revitalizou a horta e preparou 200 canteiros em uma área de 4.400 metros quadrados.

A horta vai beneficiar cerca de 250 pessoas da comunidade que vive próxima ao local. No dia 28, quarta-feira, o prefeito Rafael Greca fez a entrega oficial das obras e a reabertura da Horta Comunitária Sambaqui.

“Essa horta é para saúde, para vida e para fartura da comunidade. Hortas são jardins que a gente pode comer, jardins que alimentam”, disse Greca.

O prefeito também lembrou da comunidade que vive no Bairro Novo, a maior parte vinda no Norte do Paraná.

“Queremos trazer a visão do pão que se ganha do trabalho abençoado. A visão que é muito desse povo que veio ocupar o Bairro Novo, esse Sambaqui e essa região da cidade. São pessoas vindas das lavouras das terras abençoadas do Paraná”, definiu o prefeito.

A horta existe há 14 anos. Os moradores plantavam verduras no local para evitar invasões e despejo de lixo. Sem a ajuda da Prefeitura era difícil a produção de alimentos. Com a revitalização foi feita a reposição da camada fértil do terreno com 336 metros cúbicos de terra, além de preparação do solo com adição de adubo, calcário, mudas e sementes.

Técnicos da Prefeitura também ensinaram aos produtores como ter um melhor aproveitamento da terra para o plantio. José Carlos Fragoso, 62 anos, que é o coordenador da horta, gostou do novo espaço para plantar.

“A horta ficou bem melhor. Antes era a gente que arrumava. A Prefeitura veio com as máquinas e preparou a terra, colocou calcário e adubo”, disse Fragoso.

Ele saiu de Siqueira Campos, no Norte Pioneiro, há 30 anos, para morar no Bairro Novo.

A moradora Clarinda Pereira de Almeida também está feliz com canteiros que têm na horta. “Sempre mexi com terra e tive horta. A ajuda da Prefeitura foi muito boa porque deixou a terra pronta para a gente plantar. Estou muito contente”, afirmou ela.

Música das crianças

Durante a reabertura da horta, 21 crianças que estudam na Escola Municipal Heráclito Fontoura Sobral Pinto cantaram uma música sobre as horas comunitárias que a Prefeitura mantém na cidade.

publicidade

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress