“Queremos iluminar toda a cidade com a tecnologia LED”, disse o prefeito Rafael Greca, no dia 24 de março, ao diretor de Iluminação Pública da empresa francesa Engie, Christian Carreira. A companhia esteve entre os expositores do Smart City Expo Curitiba, feira internacional realizada no Centro de Eventos do Parque Barigui.
A Engie Soluções Cidades Inteligentes e Infraestrutura de Curitiba S.A. será a responsável pelo parque de iluminação da capital paranaense. Ela foi a vencedora da concorrência pública.
“Estamos felizes com a vitória da empresa Engie na licitação do parque de iluminação pública de Curitiba. Em cerca de dois anos teremos a cidade mais luminosa, com o serviço executado por uma empresa que agrega tanta qualidade e tecnologia”, declarou o prefeito. O parque de iluminação da capital paranaense tem cerca de 157 mil pontos de iluminação.
Luminárias de LED são superiores às lâmpadas de vapor de sódio e vapor metálico pela redução do consumo de energia que proporcionam, por sua eficiência e vida útil. Atualmente, mais de 53% do parque de iluminação da capital conta com esse tipo de luminária.
Na visita ao estande, o prefeito estava acompanhado do vice-prefeito de Curitiba e secretário de Estado das Cidades, Eduardo Pimentel, do embaixador do Reino da Bélgica no Brasil, Peter Claes, da embaixatriz, Alexandra Costa, e do cônsul honorário da Bélgica, em Curitiba, João Casillo.
Dentre os secretários municipais estavam os de Administração, Gestão de Pessoal e Tecnologia da Informação (Smap), Alexandre Jarschel de Oliveira, e de Obras Públicas, Rodrigo Rodrigues, e o presidente do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano (Ippuc), o secretário do Governo Municipal, Luiz Fernando Jamur, e a procuradora-geral do Município, Vanessa Volpi. O assessor de Relações Internacionais da Prefeitura de Curitiba, Rodolpho Zannin Feijó, e o gerente da Engie, Edson Braz, também acompanharam a visita.
Experiência
A convite do prefeito, o embaixador Peter Claes e a embaixatriz também conheceram a experiência do metaverso apresentada no Smart City Expo Curitiba, na qual a realidade é simulada com o uso da tecnologia. O projeto escolhido para a simulação foi o Bairro Novo do Caximba.
A experiência virtual apresenta as transformações pelas quais a área na região sul da cidade já está passando. A arena proposta pela Smap foi desenvolvida pela Corinfo VR do Brasil.
O embaixador achou fantástica a experiência na arena metaverso e parabenizou pelo Smart City em Curitiba. “Um evento deste porte é típico de Curitiba, cidade que tem dinamismo e visão do futuro. Precisamos encontrar soluções para os centros urbanos, e Curitiba dá o exemplo, fazendo isso com sucesso, observando o aspecto social. É a tecnologia aplicada à escala humana”, declarou Claes.