Aplicação da tecnologia no serviço de iluminação pública de Curitiba trará ganhos ao cidadão

Aplicação da tecnologia no serviço de iluminação pública de Curitiba trará ganhos ao cidadão

iluminação pública
Luminárias de LED iluminam melhor e ainda utilizam componentes recicláveis, que são menos agressivos ao meio ambiente

“Queremos iluminar toda a cidade com a tecnologia LED”, disse o prefeito Rafael Greca, no dia 24 de março, ao diretor de Iluminação Pública da empresa francesa Engie, Christian Carreira. A companhia esteve entre os expositores do Smart City Expo Curitiba, feira internacional realizada no Centro de Eventos do Parque Barigui.

A Engie Soluções Cidades Inteligentes e Infraestrutura de Curitiba S.A. será a responsável pelo parque de iluminação da capital paranaense. Ela foi a vencedora da concorrência pública.

“Estamos felizes com a vitória da empresa Engie na licitação do parque de iluminação pública de Curitiba. Em cerca de dois anos teremos a cidade mais luminosa, com o serviço executado por uma empresa que agrega tanta qualidade e tecnologia”, declarou o prefeito. O parque de iluminação da capital paranaense tem cerca de 157 mil pontos de iluminação.

Luminárias de LED são superiores às lâmpadas de vapor de sódio e vapor metálico pela redução do consumo de energia que proporcionam, por sua eficiência e vida útil. Atualmente, mais de 53% do parque de iluminação da capital conta com esse tipo de luminária.

Na visita ao estande, o prefeito estava acompanhado do vice-prefeito de Curitiba e secretário de Estado das Cidades, Eduardo Pimentel, do embaixador do Reino da Bélgica no Brasil, Peter Claes, da embaixatriz, Alexandra Costa, e do cônsul honorário da Bélgica, em Curitiba, João Casillo.

Dentre os secretários municipais estavam os de Administração, Gestão de Pessoal e Tecnologia da Informação (Smap), Alexandre Jarschel de Oliveira, e de Obras Públicas, Rodrigo Rodrigues, e o presidente do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano (Ippuc), o secretário do Governo Municipal, Luiz Fernando Jamur, e a procuradora-geral do Município, Vanessa Volpi. O assessor de Relações Internacionais da Prefeitura de Curitiba, Rodolpho Zannin Feijó, e o gerente da Engie, Edson Braz, também acompanharam a visita.

Experiência

A convite do prefeito, o embaixador Peter Claes e a embaixatriz também conheceram a experiência do metaverso apresentada no Smart City Expo Curitiba, na qual a realidade é simulada com o uso da tecnologia. O projeto escolhido para a simulação foi o Bairro Novo do Caximba.

A experiência virtual apresenta as transformações pelas quais a área na região sul da cidade já está passando. A arena proposta pela Smap foi desenvolvida pela Corinfo VR do Brasil.

O embaixador achou fantástica a experiência na arena metaverso e parabenizou pelo Smart City em Curitiba. “Um evento deste porte é típico de Curitiba, cidade que tem dinamismo e visão do futuro. Precisamos encontrar soluções para os centros urbanos, e Curitiba dá o exemplo, fazendo isso com sucesso, observando o aspecto social. É a tecnologia aplicada à escala humana”, declarou Claes.

publicidade

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress