A notícia viabiliza um sonho para as comunidades locais aguardado há quase 20 anos. desde a implantação do Contorno Leste
A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) autorizou, no último dia 24 de novembro, a implantação da via marginal e das alças de acesso às margens do Contorno Leste, em Quatro Barras. O trecho exato fica entre os quilômetros 75 e 76, nas pistas Norte e Sul do Contorno, e vai consolidar o efetivo acesso ao distrito de Borda de Campo, uma das regiões mais antigas e populosas da cidade.
A notícia viabiliza um sonho para as comunidades locais aguardado há quase 20 anos, desde a implantação do Contorno Leste que dividiu a Borda do Campo da região central de Quatro Barras, sem que o distrito tivesse um acesso oficial à rodovia. Tanto para os moradores, quanto para os pólos industriais do entorno, a conquista representa um divisor de águas, e também evidencia um longo trabalho desenvolvido pela Prefeitura.
“Nossos esforços para consolidar esta obra começaram já no início do governo. E muito antes disso, várias outras pessoas pleitearam por esta obra, sem sucesso. Já se vão quase 20 anos de esforços para garantir à Borda do Campo seu efetivo acesso ao Contorno Leste, e hoje temos a imensa satisfação de anunciar essa conquista”, disse o Prefeito Loreno Tolardo.
O projeto para construção da marginal e das alças de acesso não teve ônus algum ao município. Ele foi custeado pela investidora TRX, empresa que está construindo o Parque Logístico da LogBras, onde também está instalado o Centro Nacional de Distribuição de Peças da Renault.
Os esforços do prefeito, em conjunto com a parceria das empresas, resultaram na liberação da ANTT após anos de espera. Um trabalho que ficará para a história, dada a importância da ligação em termos de mobilidade, valorização da comunidade da Borda do Campo e seus efeitos para o desenvolvimento local.
“Com a instalação da Renault, que é uma bandeira mundialmente conhecida, o município ganhou um reforço nesta empreitada, e o Governo Federal se sensibilizou. A construção da marginal e das alças de acesso vai garantir uma nova mobilidade à Borda do Campo, beneficiando a comunidade e todas as empresas do entorno”, enfatizou Tolardo.
Longo caminho
O consultor Eduardo Peron, que já era servidor da Prefeitura na época da implantação do Contorno Leste, disse que um grande passo se concretiza hoje. “A comunidade de Borda do Campo foi lesada todos esses anos com acessos alternativos, ou pior, sem acesso nenhum à rodovia. Vivenciamos este impasse há quase 20 anos e hoje temos que louvar a iniciativa do prefeito, que trouxe resultados efetivos no que diz respeito à liberação da ANTT”, disse Peron.
Segundo informações da Secretaria de Planejamento Urbano e Obras, o projeto de engenharia custeado pela TRX prevê a construção de duas rotatórias de acesso ao Contorno, conhecidas como gotas de acesso, além de marginais no sentido Norte e Sul, e uma rotatória de retorno próximo ao Centro de Treinamento Ninho da Gralha. O local de implantação das gotas de acesso é onde hoje está instalada a trincheira da Borda do Campo, próximo à Renault.