Aniversário de Pinhais contará com muitas atrações, afirma Diretor de Comunicação

Aniversário de Pinhais contará com muitas atrações, afirma Diretor de Comunicação

Comemorações do 23 º aniversário de Pinhais contarão com shows, passeio ciclístico, programa Justiça no Bairro e diversos outros serviços à comunidade.

 thiago01No próximo dia 20 de março, o município de Pinhais faz mais um aniversário, completando 23 anos de emancipação. Tradicionalmente, a Prefeitura de Pinhais tem organizado, todos os anos, durante o mês de março, um calendário de eventos comemorativos para a data. E para saber um pouco mais sobre a programação de 2015, a reportagem do jornal A Gazeta Cidade de Pinhais conversou com o Diretor de Comunicação da Prefeitura, Thiago Bonagura. Confira a entrevista.

A Gazeta Cidade de Pinhais: Como serão as comemorações de aniversário de Pinhais em 2015?
Thiago Bonagura: Em 2015, concentramos o calendário de comemorações em um período mais curto que o ano passado, diminuindo o número de atividades e distribuindo os eventos para os bairros, também. Começando no dia 7 de março, teremos uma ação socioambiental na área do Moradias Jerivá, aquela região contemplada pelo PAC. Será um ação de conscientização ambiental, para preservação da mata ciliar, com distribuição de mudas de árvores para o plantio e de cunho educativo e social, envolvendo também a conscientização para preservação do Rio Palmital. Quem está coordenando é a Secretaria de Meio Ambiente junto com a Secretaria de Saúde, pois, no dia, também serão transmitidas diversas orientações sobre saúde, prevenção a doenças.

A Gazeta: Em 2014, a Prefeitura realizou, dentro do calendário de aniversário, o Passeio Ciclístico, que foi um grande sucesso. Em 2015, teremos mais uma edição?
Thiago: Sim, teremos no dia 8 de março mais uma edição do Passeio Ciclístico. Realmente, em 2014, este evento obteve um sucesso fenomenal, atraindo um grande público, que superou as expectativas. Foram 3.500 participantes, inclusive, de outras cidades vizinhas como, Curitiba, Piraquara, etc.
A Gazeta: E qual será o percurso deste ano?
Thiago: Mudamos um pouco o percurso, tornando-o um pouco mais extenso. A saída será lá do CEU, e irá até o Bosque Bordignon, abrangendo quase os dois extremos da cidade, passando pela Camilo di Léllis e a Jacob Macanhan. Haverá, ainda, a entrega de premiações, a exemplo da bicicleta mais enfeitada, do ciclista mais idoso, da menor bicicleta, além de sorteios. O evento contará com a presença do Prefeito Luizão e da Vice-Prefeita Marli Paulino, além de secretários municipais, como Rosa Maria, José Martins e outros. Diversos vereadores também deverão participar

A Gazeta: E quanto ao calendário de shows, teremos alguma programação especial?
Thiago: Criamos o Espaço Comunidade, que fica ali na Camilo di Léllis com a Rua Sete de Setembro, próximo ao terminal de ônibus. Diversas atividades serão concentradas ali, inclusive , os shows. No dia 20, bandas nacionais e locais. Nos dias 21 e 22, programção religiosa.

A Gazeta: Em 2015, quais serão os músicos e bandas a se apresentar?
Thiago: Teremos duas atrações nacionais já confirmadas: a banda ‘Chimarruts’, de reggae, e o grupo ‘Karametade’, de pagode. A banda de reggae costuma agradar muitos públicos e tem um valor de cachê bem abaixo do mercado. O contrato com o ‘Karametade’ é uma novidade interessante, também, uma vez que nunca tínhamos trazido esse estilo musical. Junto com as bandas nacionais, teremos apresentações de bandas locais. Os artistas inscritos serão selecionadas por um corpo de jurados aqui da Prefeitura. Temos mais de 20 bandas inscritas. Selecionaremos cerca de cinco, que se apresentarão antes dos shows nacionais, que terão início às 19 horas.

A Gazeta: E sobre o calendário de shows religiosos, qual a programação?
Thiago: No dia 21 de março, o palco do Espaço Comunidade estará reservado para os shows evangélicos. No dia 22, para os shows católicos. Em 2015, deixamos para que as igrejas façam sua própria programação. Em anos anteriores, trazíamos bandas de fora, de renome. Mas as igrejas locais não tinham espaço. Há uma comissão que coordena o evento evangélico e outra para o católico. No dia do show católico, teremos também a missa campal com o novo Arcebispo de Curitiba, Dom José Peruzzo, que fará em Pinhais sua primeira como Arcebispo. O Pe. Reginaldo Manzotti é outra atração já tradicional na cidade que volta este ano.
A Prefeitura fornecerá o espaço, o apoio e a divulgação. Enfim, toda a estrutura necessária para que as Igrejas possam realizar um grande evento religioso.pinhais02

A Gazeta: E na área de serviços ao cidadão, teremos mais uma edição do Justiça no Bairro?
Thiago: Sim, será no dia 14 de março, na região do Atuba, no Ginásio do Perdizes. Nesta região, concentra-se uma grande população, abrangendo o Atuba, o Perneta, o Conjunto Áquila, o Sol Nascente. Há uma demanda grande por serviços. Na escola próxima, será disponibilizado um pátio para estacionamento. Acreditamos que atrairá bastante público. Tradicionalmente, teremos serviços relacionados a pendências judiciais, que deverão ser pré-agendados, além de emissão de documentos, orientação sobre saúde e outros serviços em parceria com o Tribunal de Justiça do Estado e o SESC.
Teremos ainda o Casamento Comunitário, que, em 2015, atraiu mais de cem casais inscritos. A cerimônia será realizada no mesmo sábado, 14/03, no auditório do Cenforpe, na Avenida Iraí

A Gazeta: Qual a expectativa de público para o Justiça no Bairro?
Thiago: Temos sempre uma média de 25 mil pessoas que passam pelo evento. Dessas, cerca de 10 mil costumam solicitar algum tipo de serviço. Enfim, em média, 10 mil pessoas atendidas.

A Gazeta: Quantas pessoas aproximadamente trabalham no Justiça no Bairro?
Thiago: O evento é resultado de uma parceria da Prefeitura com o Tribunal de Justiça do Estado e o SESC. Tanto do Tribunal de Justiça como do SESC, todo o trabalho é voluntário. O Program envolve cerca de 600 pessoas, destes, 300 saõ servidores da Prefeitura de Pinhais. Há ainda a parceria com estudantes universitários, que também atuam voluntariamente. Em 2015, teremos parceria com a Unibrasil, UFPR e UTFPR.

pinhais03

A Gazeta: Alguma inauguração de obra prevista dentro do calendário das comemorações?
Thiago: Em 2015, não incluímos obras dentro das comemorações. Mas teremos, no dia 19 de março, a inauguração do Instituto Federal, o IFPR. Uma obra que foi muito questionada, que gerou polêmica, e já temos confirmado que será inaugurada nesta data. Outra obra, que deverá ser inaugurada depois das comemorações do aniversário, é o Parque Linear, abrangendo a revitalização da Avenida Maringá.

publicidade

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress