Desenvolvido pelos Departamentos de Vigilância em Saúde e de Assistência a Saúde, em parceria com a Secretaria de Educação, o Projeto Educanvisa – Educação em Vigilância Sanitária existe desde 2012. A iniciativa envolve alunos de escolas municipais de Pinhais e busca, entre outras coisas, a disseminação da mudança de hábitos em relação ao uso de medicamentos, a atenção ao prazo de validade, e à alimentação saudável.
Na primeira fase do projeto, os alunos visitaram a Secretaria Municipal de Saúde e participaram de palestra sobre prevenção ao uso de álcool e outras drogas, com a soldado da PM Josele da Silva. Já as atividades do mês de maio estiveram voltadas para a saúde e higiene bucal. Alunos das Escolas Poty Lazarotto, 31 de março, Thereza Correa e Aroldo de Freitas receberam orientações dos profissionais de odontologia de quatro Unidades de Saúde da Família de Pinhais.
A gerente da Vigilância Sanitária de Pinhais, Maria Thereza Johnsson Campos Vicentine, ressalta que o projeto tem grande importância em um trabalho de conscientização que deve iniciar desde cedo. “É preciso mudar os hábitos das crianças, para que ainda na infância percebam a necessidade de estarem atentos a detalhes importantes, como validade de medicamentos e conservação dos alimentos, e principalmente que repassem isso para a comunidade”, afirma Maria Thereza.
Neste ano, foram incluídos novos temas ao projeto, como promoção da cultura da paz; sexualidade e combate à dengue. As oficinas temáticas, criadas pelos profissionais de saúde e pelos professores, são abordadas por meio de jogos, brincadeiras e passatempos. “Os setores envolvidos vêm somando forças para incentivar as crianças a praticarem novos hábitos de vida e multiplicarem seus conhecimentos no meio familiar, e a construírem novos valores”, destaca Elisangela Dutra Correia, da Seção de Produtos e Serviços da Vigilância Sanitária.
Histórico da iniciativa
Depois de o município ter sido selecionado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária – ANVISA, um agente da Vigilância Sanitária e três professores, participaram de capacitações, para então desenvolverem o projeto piloto nas escolas, que tem como principal objetivo, “a conscientização em relação aos riscos associados ao consumo inadequado sujeitos à vigilância sanitária, influenciado pela propaganda”. O município de Pinhais foi o primeiro da região metropolitana de Curitiba a integrar a iniciativa.