Na última semana, foram realizadas em Pinhais as formaturas do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd). A iniciativa é promovida por meio da parceria da Secretaria Municipal de Educação com a Polícia Militar do Paraná. Os eventos aconteceram no Centro de Formação dos Profissionais da Educação de Pinhais (Cenforpe), localizado no bairro Weissópolis.
De acordo com a prefeita de Pinhais, Marli Paulino, os alunos levarão os ensinamentos por toda a vida. “O Proerd auxilia na orientação e nos cuidados com nossos alunos, pois é preciso ensinar o quanto a droga é prejudicial. A parceria entre a Prefeitura e a Polícia Militar permite a transmissão destes princípios para os nossos estudantes”, comenta.
A vice-prefeita, Rosa Maria, ressalta que a presença dos pais no momento da formatura é uma forma de valorizar o empenho dos alunos neste processo. “É muito relevante que a família esteja presente, afinal sabemos o quanto eles se dedicam ao projeto. Deste modo, é muito relevante que os pais e familiares estejam presentes nesta formação”, ressalta.
Para a secretária de Educação de Pinhais, Andrea Franceschini, é importante a participação dos pais neste processo. “As nossas crianças receberam, por meio deste programa, informações de como se manterem longe das drogas, mas temos que acompanhá-los sempre. Famílias e escolas devem permanecer unidas diante desta questão”, afirma.
Também esteve presente em uma das solenidades, representando a Câmara Municipal de Pinhais, o vereador Carlinhos do Eliza.
As formaturas seguiram o seguinte cronograma:
No dia 25 de setembro, 199 alunos das Escolas Municipais Cândido Portinari, Frei Egídio Carloto, 31 de Março e Odile Charlotte Bruinjé.
No dia 26 de setembro, 209 alunos das Escolas Municipais Aroldo de Freitas, Maria Cappellari e Felipe Zeni.
No dia 27 de setembro, 211 alunos das Escolas Municipais Clementina Cruz, Prof. Thereza Correa Machado, e Severino Massignan.
Proerd
O Proerd é desenvolvido nas Escolas Municipais de Pinhais, com a participação de alunos do 5º ano do ensino fundamental, por policiais militares treinados e preparados para desenvolver o lúdico, por meio de uma metodologia especialmente voltada para crianças e adolescentes. O objetivo é transmitir uma mensagem de valorização à vida, e da importância de manter-se longe das drogas. Após o curso, as crianças recebem o certificado Proerd, ocasião em que prestam o compromisso de se manterem afastados das drogas.