A Escola Municipal Lírio Jacomel recebeu as atividades do Intercâmbio da EJA – Educação de Jovens e Adultos, iniciativa que visa promover a troca de conhecimentos entre os alunos que participam do programa. A ação, coordenada pela Secretaria Municipal de Educação, foi realizada pelas Escolas 31 de Março, Lírio Jacomel e Marins de Souza Santos.
Solange do Rocio Penna, coordenadora da EJA de Pinhais, destaca a importância de retomar os estudos ou ainda ingressar na escola já na fase adulta, bem como desta integração entre os alunos. “É um enorme exemplo de superação. E por meio desta atividade, os alunos se identificam com outros colegas que estão no mesmo processo de busca pelo conhecimento, assim não se sentem sozinhos nessa caminhada”, afirma.
Todas as unidades que atuam com a modalidade de Educação de Jovens e Adultos do município participaram do evento, com a temática “Música – do Clássico ao Contemporâneo”. Solange explica que a proposta se deu entendendo a música como linguagem essencial. “Este é um recurso essencial para o ser humano, toda a cultura e toda a expressão de uma sociedade”.
Durante o evento, as alunas do Colégio Suíço Brasileiro realizaram um concerto de música clássica, tendo como repertório a obra de Johann Sebastian Bach. Para completar a programação musical, os alunos também acompanharam a apresentação de modas de viola, com o trio de músicos que tem como integrante a professora Gilvana Alves Bueno, da Escola Municipal Marins de Souza Santos.
A escola foi decorada com fotos que retratam a história de origem de cada aluno, e também com frases de Paulo Freire, educador, pedagogo e filósofo brasileiro. “Foi um momento ímpar, em que constatamos como a educação pode ir além dos muros da escola. Além disso, foi possível os alunos apreciaram e conheceram a música em suas diferentes vertentes, do clássico ao regional”, finalizou Solange.