Na última sexta-feira de cada mês, o Centro Cultural Teatro Guaíra recebe visitantes interessados em conhecer e se aproximar do balé da instituição. A Escola de Dança de Pinhais levou as alunas do balé até o local, a convite de Lia Comandulli, responsável pelo Marketing e Comunicação e também da diretora Cíntia Napoli. Quem acompanhou o grupo foi a coordenadora da Escola de Dança, professora Luciana Senise de Oliveira Martins.
O projeto Sexta Pública propicia uma experiência diferenciada, na qual o público pode conhecer de perto toda a preparação técnico-artística que antecede um espetáculo. Também é uma oportunidade de fazer um tour pelos bastidores e vivenciar um dia dentro da rotina de trabalho da Companhia. As atividades previstas são: visitação aos auditórios do Teatro e guarda-roupa do Balé Teatro Guaíra (BTG), aula e ensaios abertos e bate-papo entre visitantes, bailarinos e ensaiadores. A visitação é conduzida por integrantes do BTG, responsáveis pela apresentação das dependências do Teatro. Este encontro tem o intuito de aproximar a arte do seu público, possibilitar a acessibilidade à dança contemporânea, assim como sensibilização e fruição à arte.
Ensaio acompanhado
Espetáculo “Carmen”. Coreografia: Luiz Fernando Bongiovanni
“Carmen” pertence ao imaginário da civilização ocidental como uma das tragédias mais conhecidas da história da arte. Trata de amor, passionalidade, ciúme e morte. A obra nos mostra como lidamos com os contratempos, e ainda com a amarga experiência de um mundo que não se dobra aos nossos desejos e caprichos, e nos aproxima da realidade quando escancara o feminicídio, tão conhecido da sociedade atual. Um trabalho que se articula a partir da dramaturgia da ópera e da trilha composta por Rodion Shchedrin e Georges Bizet.