A celulite é caracterizada pela junção das moléculas de água e gordura que estão presentes no organismo de todas as pessoas, fazendo com que essas células fiquem cheias e endurecidas, deixando o local com desníveis (ondulações e retrações) e nódulos. Ela pode aparecer devido a diversos fatores como, hormônios, genética, má circulação, maus hábitos alimentares e sedentarismo.
Muitas mulheres recorrem a procedimentos estéticos que prometem eliminar esse problema, mas na maioria das vezes estas esquecem de um ponto muito importante: a alimentação equilibrada. “Essa não deve possuir extremos e precisa ser estudada para cada tipo de organismo, por isso, um acompanhamento com um profissional de nutrição é de extrema importância”, explica Jéssica Eloísa Zambão, nutricionista esportiva da Clínica Top Fit.
Junto a alimentação, realizar exercícios diariamente também é uma solução para as celulites. Para que essas ondulações sejam alinhadas, a gordura deve ser ‘quebrada’ e então o corpo as elimina de forma natural.
Alguns alimentos como o açúcar refinado e os produtos industrializados são considerados vilões, por isso, investir em grãos integrais como folhas verde-escuras; nozes, castanhas e amêndoas; peixes; e frutas vermelhas ajuda no processo, bem como, são ricos em vitaminas e fibras e possuem ação antioxidante e anti-inflamatória, sendo importantes para a saúde no geral.
Para finalizar, uma boa hidratação é essencial para que a pele responda adequadamente e se mantenha saudável, conforme o corpo vai eliminando as gorduras. Caso o consumo de água seja abaixo do ideal, dificilmente haverá a redução das celulites.
Se alimentar corretamente e ter uma rotina equilibrada traz inúmeros benefícios para a vida, “As mulheres que eu atendo saem do consultório super felizes, elas se sentem mais confiantes e percebem maior disposição no dia a dia”, finaliza a nutricionista.
Ser confiante é um processo que liberta!