Alexandre Carvalho é um artista de estilo próprio e que se diverte criando

Alexandre Carvalho é um artista de estilo próprio e que se diverte criando

por Noelcir Bello

IMG_9448

 

Alexandre Carvalho nasceu em Curitiba e cresceu em Pinhais. Aos 27 anos, trabalha como técnico de automação elétrica, prestador de serviços terceirizados para grandes empresas e, em suas horas de descanso, pinta quadros com tinta acrílica, tinta óleo, cola e verniz.

Para ele, a graça está em misturar tudo. Nunca tem a certeza de onde sua criatividade irá leva-lo até finalizar a obra. Não se considera um artista por profissão, mas já produziu capa de CDs, estampas e logomarcas, inclusive já trabalhou em uma gráfica. “Atualmente, estou focado em melhorar o meu ritmo de criação e novas artes, para atender melhor a demanda de produtos culturais”, contou Alexandre.

Aprendeu artesanato no período escolar

Em seu período escolar, foi diretor de arte do grêmio estudantil de sua escola, onde aprendeu biscuit, macramê e muitas outras formas de artesanato. A maior parte desta produção era voltada para fabricar lembrancinhas e ele era o único homem da turma.

Passou por um período em um internato, o IAPE (Instituto Adventista Paranaense), instituição que recebia pessoas do mundo inteiro para estudar e aprender diversas profissões. “Foi lá que aprendi a ter responsabilidade sobre as atitudes e realizações, que dificilmente teria morando na cidade. Este aprendizado foi de grande importância para a minha formação cultural e deu a base que precisava para a criação artística”, garantiu.

Desde então, foi aprimorando os seus conhecimentos. Cursou publicidade e propagando até o ultimo período, mas não se formou por conta das viagens a trabalho. Tem planos de abrir, no inicio de 2016, um bar temático no Salto Morato, próximo à Fundação O Boticário, em Guaraqueçaba. O nome do bar já esta escolhido, será Búfalos Bar e a proposta é um espaço para camping e hostel, visando atender aos turistas da região.

Estilo próprio

Alexandre tem estilo próprio e cria de acordo com a inspiração do momento. Gosta muito da questão histórica da arte, sendo esta a parte que mais prendeu sua atenção em sua faculdade.

Considera estar em fase de construção artística, pois ainda não consegue aliar a criação à venda, se sentindo bloqueado para conciliar os dois. A sua intenção é agradar ao cliente, mas quer ser entendido em sua forma de criação, e não receber uma encomenda que determine o tipo de criação.

A música faz parte de seu dia e a todo o momento se utiliza deste casamento para criar. “Gosto de criar ouvindo música, especialmente das bandas Eles Mesmos, de Pinhais, e Barbatanas, de Quatro Barras, que são meus amigos pessoais”, disse.

Passou a se dedicar a arte por conta do incentivo dos amigos, em especial o Jhoshuas, e também dos seus familiares. Foi assim que criou sua marca, O Arteleiro, que significa pra ele um construtor, criador, marceneiro e pintor, enfim, engloba um misto que ultrapassa o nome artista.

Arte é diversão

No seu ponto de vista, a arte é diversão e não há graça sem que se esteja se divertindo. Não produz, apenas pela produção. “Há peças que poderia finalizar em uma semana, no entanto demorei meses para finalizar, porque estava me divertindo e criando. Não tenho como preocupação a venda. Vou continuar criando para me divertir e sempre que a criação agradar a alguém, vendo ela”, garantiu.

Alexandre acredita que possa ter nascido em época errada, pois as obras feitas em épocas anteriores tinham mais elegância, qualidade e um valor diferenciado. Teve um tempo de sua história em que tentou, junto com alguns amigos, montar uma revenda de peças mais antigas, mas percebeu que não conseguiria se desfazer de suas aquisições e optou por desistir. Hoje tem muitas peças de época em sua casa, no bairro Weissópolis, onde mora com a esposa.

Se orgulha de ter tomado todas as decisões em sua vida de acordo com suas escolhas e sonhos, trabalhando não por obrigação, mas pela busca de conhecimento. Afirma que as viagens que faz agregam muito em sua vida e formação cultural. “Já viajei por quase todo o país. A arte é a minha válvula de escape para enfrentar a tal crise do país e as notícias apavorantes de todos os dias na TV brasileira”, finalizou.
Para conhecer mais sobre o trabalho do nosso artista da semana, acesse o Facebook: O Arteleiro. O telefone para contato é o (41) 9179.6845.

publicidade

Compartilhe:

0 resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress