De acordo com dados do relatório do Observatório do Trabalho, o estado do Paraná teve um aumento no número de trabalhadores que alcançaram uma colocação no mercado de trabalho por meio das Agências do Trabalhador.
Entre os meses de janeiro e outubro de 2015, dez municípios paranaenses se destacaram no aproveitamento de vagas, em comparação ao mesmo período de 2014. Entre estas, está a Agência do Trabalhador de Pinhais.
No Paraná, ao todo são 220 agências. No período analisado, as que obtiveram os melhores resultados na intermediação de mão de obra foram, respectivamente: Curitiba (Central), Telêmaco Borba, Cascavel, Toledo, São José dos Pinhais, Foz do Iguaçu, Campo Largo, Umuarama, Pinhais e Medianeira.
“Mesmo com queda na oferta de oportunidades, principalmente na área da indústria e construção civil, conseguimos manter uma boa colocação. Já o setor de comércio manteve um saldo positivo nas admissões segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED) no período de janeiro a novembro de 2015”, explica a gerente da Agência do Trabalhador de Pinhais, Giane de Jesus.
Vagas
Em Pinhais, o ano de 2016 começou com alta demanda na busca por empregos. “Nos primeiros dias já foram mais de dois mil atendimentos; houve um crescimento de aproximadamente 28% comparado ao mesmo período do ano passado”, comenta Giane. E para otimizar o processo, a orientação é que os interessados consultem as vagas por meio do Portal do Emprego, do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE): http://maisemprego.mte.gov.br/.