Desde a pandemia de Covid-19, os aeroportos brasileiros adotaram procedimentos mais rigorosos de higiene para garantir a segurança sanitária de passageiros e colaboradores. Passado o período crítico, esse padrão elevado foi mantido e, em muitos casos, aprimorado. Um dos destaques nesse processo é a parceria entre a Copapel, empresa especializada em soluções de higiene e limpeza, e o Grupo CCR, que controla os aeroportos Bacacheri e Afonso Pena, da Grande Curitiba, além dos aeroportos de Londrina e Foz do Iguaçu.
A Copapel é responsável pelo atendimento da maioria dos 17 aeroportos operados pelo Grupo CCR, enquanto os demais contam com a atuação de outras empresas associadas à Allia — uma rede que reúne os melhores distribuidores de higiene e limpeza profissional do Brasil e da América do Sul. A Allia oferece um modelo inovador de distribuição, com estruturas e equipes especializadas em todo o território nacional, garantindo cobertura ampla com a qualidade do atendimento local, logística otimizada e menor custo total para contas corporativas multi-sites.
A parceria, iniciada em 2019, envolve a implementação de sistemas completos de higiene em aeroportos administrados pela CCR nos estados do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Pernambuco, Piauí e Tocantins. Até o momento, foram instalados mais de 3.200 equipamentos, que incluem dispensers para papel toalha, higiênico e sabonete em mais de 800 ambientes, como banheiros, áreas de alimentação, salas de embarque, escritórios e áreas técnicas.
“O atendimento é adequado à realidade de cada aeroporto, com planos personalizados que consideram volume de passageiros, horários de pico e perfil das equipes de limpeza locais. Isso garante que padrões internacionais de higiene, como os da Anvisa e da OMS, sejam respeitados em todos os momentos”, explica Celso Bogler, gerente comercial da Copapel responsável pelo atendimento à CCR.
A Copapel transformou a forma como a limpeza é executada nos aeroportos, utilizando os Procedimentos Operacionais Padrão (POPs) para garantir a segurança, a padronização e a eficiência da limpeza em todas as instalações. “A utilização de POPs facilita tanto o treinamento das equipes quanto a execução de tarefas, pois garante que todos sigam o mesmo padrão de limpeza, com produtos homologados e laudos que comprovam sua eficácia no combate a bactérias nocivas”, explica Bogler.
Frequência
A pandemia acelerou a implementação de mudanças na frequência de limpeza, com foco especial nas áreas de maior contato com o público, como banheiros e praças de alimentação. A Copapel intensificou o uso de produtos de limpeza de alto desempenho, cujas dosagens são monitoradas automaticamente para garantir a desinfecção eficaz e contínua. Em locais como banheiros, por exemplo, a frequência de limpeza foi significativamente aumentada, com ciclos curtos de desinfecção, para atender à demanda de segurança sanitária imposta pela pandemia.
Além disso, a empresa realiza a aferição mensal da dosagem de produtos, assegurando que os processos sejam cumpridos dentro dos parâmetros estabelecidos e em conformidade com as normas de segurança ocupacional. “A limpeza de terminais é feita com maquinário e processos pensados para locais de grande fluxo. O uso de lavadoras de piso e mops planos – ferramentas de limpeza para pisos, com uma cabeça plana que permite uma limpeza mais eficiente e com maior alcance, por exemplo, otimiza o tempo, evita retrabalho e proporciona uma maior cobertura de limpeza, o que é fundamental para um ambiente de aeroporto, onde o tráfego é constante e intenso”, comenta Celso.
O sistema de cores
Um dos grandes diferenciais nos aeroportos que operam com a Copapel é o uso do sistema de cores, criado para evitar a contaminação cruzada. Cada ambiente do aeroporto, seja ele um banheiro, área de alimentação ou área administrativa, recebe sua cor específica de pano, balde e até uniformes e EPIs. Essa prática elimina o risco de contaminação de uma área para outra, garantindo um ambiente mais seguro para todos os usuários e colaboradores.
O sistema de cores tem sido eficaz na operacionalização das tarefas, proporcionando clareza e disciplina, além de assegurar que os operadores usem os produtos certos nas áreas certas. “Esse tipo de sistema permite que qualquer operador saiba exatamente como agir em cada situação, com segurança e eficiência”, destaca o gerente.
Percepção do passageiro
O impacto desses novos protocolos é avaliado na percepção dos passageiros. Todos os aeroportos com operação da Copapel possuem uma pesquisa de satisfação mensal, que é conduzida por órgãos competentes junto aos passageiros. Essas pesquisas e auditorias operacionais mostram uma evolução positiva na percepção dos usuários, que sentem que os aeroportos estão mais limpos e seguros.
Como exemplo, foi implementado o marketing olfativo em grandes terminais, instalando fragrâncias e neutralizadores de odores que reforçam a sensação de um ambiente limpo e bem cuidado. “O feedback dos passageiros tem sido extremamente positivo, e isso se reflete na qualidade do serviço prestado. Tudo isso é monitorado, e sempre buscamos superar as expectativas de quem circula pelos aeroportos”, afirma Celso.
Expansão
A parceria entre a Copapel e a CCR Aeroportos tem se expandido de maneira contínua. Atualmente, mais de 130 profissionais estão envolvidos na limpeza de terminais em diferentes estados do Brasil, com 46 equipes especializadas que recebem treinamento contínuo para garantir a manutenção da qualidade. Além disso, a marca está preparada para atender novos aeroportos e expandir os padrões de higienização com a mesma excelência.
Aeroporto Internacional Afonso Pena
Um exemplo da atuação está no Aeroporto Internacional Afonso Pena (CWB), em Curitiba, onde a operação envolve quatro equipes treinadas, com 50 colaboradores ao todo, responsáveis por mais de 400 ambientes — incluindo banheiros, copas, salas e áreas restritas. “Trabalhamos com soluções integradas, que vão além do fornecimento de produtos. São carrinhos funcionais, dispensers inteligentes, dosadores automáticos, papel e sabonete de alto rendimento, sempre acompanhados de treinamento contínuo para as equipes. Isso eleva não apenas a eficiência, mas também a segurança e o bem-estar dos profissionais de limpeza”, completa Celso.
Com início da operação em 72 horas e instalação simultânea de todos os equipamentos, o modelo implementado em Curitiba também foi adotado pelos outros aeroportos sob gestão do Grupo CCR. O plano de higiene nas unidades incluiu a capacitação de equipes operacionais com treinamento especializado para garantir a eficiência na execução dos procedimentos de limpeza a curto, médio e longo prazo.