Na tarde de sexta-feira, dia 29, a administração pública de São José dos Pinhais, representada pelo Prefeito Toninho Fenelon e secretários municipais, participou de uma audiência pública referente ao monitoramento bienal do Plano Decenal dos Direitos da Criança e do Adolescente.
O encontro foi realizado o Plenarinho da Câmara Municipal e contou com a presença de representante do Poder Legislativo, o vereador Pastor Gilmar, adolescentes que cumprem medidas socioeducativas, a promotora da Vara da Infância e Juventude do município, Dra. Clemen Silva de Lara Pires Batista Gomes; os secretários municipais de Segurança, Fabiano da Rosa; de Cultura, Imar Augusto; de Trabalho, Emprego e Economia Solidária. Irapuan Cortes Santos, além da coordenadora do Gabinete de Gestão Integrada (GGI), Milene Roveda Andreoli; o presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Cleverson Luis Nogueira; e servidores das secretarias de Educação, Assistência Social, Esporte e Lazer, e Saúde.
Essa audiência pública faz parte das atribuições da Comissão Intersetorial de Monitoramento Plano Decenal dos Direitos da Criança e do Adolescente de São José dos Pinhais, onde a cada dois anos é preciso efetuar a prestação de contas das ações executadas pelas políticas públicas voltadas as crianças e adolescentes, conforme preconiza o Decreto Municipal nº. 2.689 de 22 de junho de 2017, que criou a Comissão.
Na ocasião, o presidente do CMDCA, Cleverson Nogueira, agradeceu o bom andamento das ações em prol das crianças e adolescentes do município, por meio dessa força de cooperação com diversos órgãos. “Sabemos que é extenso e complicado executar pesquisas sociais junto as pessoas, a fim de implementar ações de melhorias na vida dos nossos jovens e crianças, porém é uma atividade de extrema importância, juntamente com as parcerias formadas, no intuito de garantir um futuro melhor”, destacou o presidente.
O secretário de Segurança, Fabiano da Rosa, agradeceu o comprometimento de todos os presentes e destacou que o importante nos trabalhos da Comissão é que todas as camadas da sociedade prestem atenção nas crianças e efetivamente cuidem delas, que dêem um norte, reunindo esforços para um bem maior agora, que pode ser a grande diferença no futuro de novos cidadãos. A dra. Clemen Silva de Lara Pires Batista Gomes, promotora da Vara da Infância e Juventude do município, ressaltou que os trabalhos realizados para esse público não é ressente e tão pouco está perto do fim, é algo que deve ser contínuo e em constante evolução, pois existem muitos aspectos a serem considerados, como fazer diagnósticos e elencar as melhores ações. “Um país que não dá um futuro para as crianças, é um país sem futuro”, complementou a promotora.
O Prefeito de São José dos Pinhais, Toninho Fenelon, também parabenizou todos os envolvidos na execução das ações e políticas públicas voltadas às crianças e adolescentes, pois isso contribui para a melhoria da qualidade de vida deles, bem como promove a garantia e manutenção de seus direitos. “O serviço público tem uma única vocação, que é melhorar e cuidar da vida das pessoas. O Plano Decenal e as ações da Comissão antecipam esse olhar de cuidado, ao trabalhar em função das crianças e adolescentes, ajudando assim a construir cidadãos melhores”, apontou o prefeito.
Na ocasião, a primeira dama e secretária municipal de Assistência Social, Sônia Arruda, também estava presente, bem como o escrivão Jackson de Oliveira Niverkowski, que representou a juíza de Direito da Vara da Infância e Juventude, Dra. Júlia C. M. de Araujo Ferreira Silva.