O evento foi realizado no Plaza Ecoresort Capivari e contou com a presença de 120 profissionais da imprensa e diversas autoridades, como o Governador do Paraná e o Prefeito de Campina Grande do Sul
No último final de semana, dias 15, 16 e 17 de setembro, a Associação dos Jornais e Revistas do Interior do Paraná (Adjori) realizou, em Campina Grande do Sul, o 25º Congreso da entidade. Na oportunidade, mais de 120 profissionais da imprensa, de 35 jornais, puderam debater o futuro da mídia impressa no Paraná e em todo o Brasil.
O evento, realizado no Plaza Ecoresort Capivari, contou também com a participação de diversas autoridades, como o Governador Beto Richa, o Prefeito de Campina Grande do Sul, Bihl Zanetti, o vice-Prefeito Nilson de Jesus Pires Falavinha, o Presidente da Câmara dos vereadores, Sérgio Cavagni, o Secretário de Estado de Comunicação Social, Deonilson Roldo, e os Deputados Ratinho Junior, Rubens Recalcatti e Guto Silva. Diretores e representantes de jornais das Adjoris de outros estados, como Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo, Rio de Janeiro, Sergipe, Rondônia, Espírito Santo e Mato Grosso, também marcaram presença no 25º Congresso.
Governador Beto Richa defende liberdade e isenção para imprensa
Durante a solenidade de abertura do Congresso, Beto Richa destacou a importância dos jornais da Adjori para a população do interior e para a defesa dos interesses dos municípios e das regiões do estado. “Vim prestigiar e mostrar meu apreço aos jornais e revistas do interior, veículos que levam a boa informação à população, com qualidade e isenção, apesar de todas as dificuldades que esta classe enfrenta”, afirmou o Governador.
Richa ainda destacou que o seu governo valoriza os veículos de comunicação para que possam continuar prestando um bom serviço ao Paraná e para o fortalecimento da nossa democracia”, completou.
Beto Richa ressaltou também a importância de se defender uma imprensa livre. “As criticas são sempre bem vindas porque nos ajudam a corrigir possíveis equívocos ou aprimorar projetos. É por essa razão que defendemos a liberdade de imprensa”, frisou
Importância dos jornais do interior
Já o Secretário de Estado de Comunicação Social, Deonilson Roldo, ressaltou a importância do fortalecimento dos veículos de comunicação do interior para o desenvolvimento do Paraná. ”O fortalecimento de entidades como a Adjori-PR é necessário para que cada vez mais tenhamos acesso a informações ágeis e corretas. Isso faz bem para a democracia e para o futuro do Paraná e do Brasil”, afirmou Deonilson.
Prefeito Bihl se diz honrado com Congresso em Campina
Presente a abertura e durante todo o final de semana de evento, o Prefeito de Campina Grande do Sul, Bihl Zanetti, agradeceu a escolha da cidade como sede do 25º Congresso da Adjori e enalteceu os jornais impressos da entidade que levam a notícia aos mais distantes cantos do Paraná. Na oportunidade, o Prefeito parabenizou Elizio Siqueira, diretor do Jornal União, de Campina Grande do Sul, por ter assumido a presidência da Adjori Brasil e convidou a todos os participantes para conhecerem um pouco mais o município. Bihl ainda se disse honrado em receber também grandes autoridades do estado, como o Governador Beto Richa, os Deputados Ratinho Junior, Guto Silva e Rubens Recalcatti, o Secretário de Estado da Comunicação Social, Deonilson Roldo, além de grandes nomes da comunicação impressa e digital do Brasil.
Com relação aos avanços do município, o Prefeito enalteceu a grande parceria do Governo do Estado. “Quero aproveitar a oportunidade para agradecer o apoio que o Governador Beto Richa tem nos dado. São muitos os investimentos destinados a nossa Campina Grande e que têm nos permitido colocar em prática diversos projetos que estão melhorando, e muito, a vida da população”, ressaltou Bihl Zanetti.
Elizio assume Adjori-BR
Durante a cerimônia de abertura do 25º Congresso, o Presidente da Adjori-PR, Elizio Siqueira, assumiu também presidência da Adjori-BR, ressaltando em seu discurso de posse o importante papel dos veículos do interior. “A mídia impressa, em especial a das cidades do interior, tem lugar cativo na vida das pessoas de cada município onde circula, por isso, nunca vai morrer. Somos os maiores jornais das menores cidades brasileiras. O interior cultua os jornais e revistas impressos, por serem os veículos que levam informação de qualidade a lugares onde não há acesso à internet”, frisou com muita veemência Elizio.
De acordo com o Presidente, os veículos ligados à Adjori circulam em mais de 200 municípios, com uma tiragem superior a 120 mil exemplares. “Os jornais e revistas do interior estão hoje integrados à estratégica de comunicação do Governo e cumprem um papel importante na divulgação das políticas públicas estaduais nas pequenas e médias cidades paranaenses. Os meios de comunicação da Adjori atingem um segmento relevante da opinião pública, onde o interesse nas questões locais é cada vez maior – sem prejuízo dos temas nacionais e internacionais. O Poder Executivo Estadual tem uma parceria com os nossos veículos, na qual as duas partes assumem o compromisso de agir com transparência na defesa dos interesses e demandas do leitor e do cidadão.
Novos membros da Adjori
Na noite de sexta-feira, dia 15, durante à solenidade de abertura do Congresso, a Adjori-PR filiou três novos veículos de comunicação, chegando a 60 associados. Foram filiados o jornal A Agazeta Cidade de Pinhais( A Gazeta Metropolitana), Jornal de Colombo e Revista Distinção.
Para João Aloysio Ramos, diretor do jornal A Gazeta Cidade de Pinhais e A Gazeta Metropolitana filiar-se à Adjori-Pr é uma grande honra e também responsabilidade, pois para fazer parte da entidade é preciso que o jornal tenha credibilidade e reconhecimento dos leitores onde circula. “Esta noite vai entrar para a nossa história. Primeiro por fazer parte da Adjori-PR, e também por ter tido a honra de ser receber o botom com a logomarca da entidade das mãos de Beto Richa, Governador do Paraná, estado que me recebeu de braços abertos e que tem se destacado no cenário nacional pelas medidas de austeridade que tomou há dois anos atrás, e que agora estão permitindo seu avanço, mesmo em um momento difícil do Brasil, quando muitos estado da Federação estão quebrando.
Palestras
O dia 16, sábado, foi destinado para as palestras. Além do tema principal, que discutiu o futuro do jornal impresso, o evento também tratou de outros assuntos relacionados à imprensa. Entre os temas abordados destaque para “O jornal na era digital e Internet como Ferramenta de Desenvolvimento Comercial”. Outro tema de grande interesse foi a “Rede Paraná”, produto da Adjori que veicula em mais de 35 jornais e revistas do estado um conteúdo único, sempre de grande relevância.
Fechamento do Congresso
No domingo, dia 17, quem prestigiou o evento foi o Deputado Estadual Ratinho Junior, pré-candidato a Governador nas eleições de 2018. De acordo com Ratinho, o Paraná está com uma nova e boa safra de políticos, diferentes dos tradicionais.
Durante seu breve pronunciamento, Ratinho Junior, que é formado em Publicidade e Propaganda, falou da sua afinidade com os diversos meios de comunicação e enalteceu o jornalismo impresso. “Mesmo não sendo da comunicação impressa, tenho uma grande admiração por estes veículos, que na maioria das vezes pautam as programações das rádios”, explicou.
O pré-candidato a governador do Paraná falou ainda da importância dos jornais regionais, responsáveis por levar a informação de interesse às comunidades e municípios onde circulam. “Estamos assistindo a queda dos grandes jornais impressos em todo o Páis. Hoje, existe uma grande tendência das pessoas buscarem nos impressos as notícias de sua rua, bairro e cidade, que não encontram nos grandes jornais digitais, por isso acredito no crescimento dos jornais da ADJORI.
Com relação ao cenário político de 2018, Ratinho Junior ressaltou seu compromisso com o Paraná. “Há cerca de 15 anos venho me dedicando a formar um grupo competente e respeitável para planejar o nosso estado para os próximos 10, 15, 20 anos. Dentre os possíveis candidatos a governador, até agora, sou o único que tem experiência na área empresarial e de comunicação, ao mesmo tempo. Falo isso por que pretendo focar meus projetos de governo, também, na área do turismo”, revelou. Ainda segundo Ratinho, no mundo inteiro essa é a maneira mais barata de se gerar emprego, pois dados comprovam que para cada mil dolar investido para criar emprego na área do turismo, são precisos 4 mil dólares para criar um emprego na indústria. “Um grande exemplo da força do inexplorado turismo paranaense é este belíssimo local, o Plaza Ecoresort Capivari, onde está sendo realizado o 25º Congresso da Adjori. Acredito que uma pequena parcela dos paranaenses e até dos curitibanos e,inclusive, moradores da própria cidade de Campina Grande do Sul saibam da existência deste paraíso”, comentou. Então, com certeza, os meios de comunicação, incluindo os jornais e revistas da Adjori, serão muito bem vindos na parceria para divulgar as belezas do Paraná”, complementou o pré-candidato a governador.
Na próxima edição traremos uma reportagem especial sobre os investimentos que o grupo Plaza Hotéis Resorts Spas Brasil está realizando em Campina Grande do Sul para ampliação do Plaza Ecoresort Capivari.