Adjori-PR realiza 27º Congresso em Foz do Iguaçu

Adjori-PR realiza 27º Congresso em Foz do Iguaçu

Na oportunidade foi eleito, por aclamação, o novo presidente da Adjori/PR, Cidenei Cristian Allembrandt, diretor do grupo A Folha do Sudoeste

Nos dias 22, 23 e 24 de maio, Foz do Iguaçu sediou o 27º. Congresso da Associação de Jornais do Interior do Estado do Paraná (Adjori/PR). O encontro, realizado no Foz Plaza Hotel, foi marcado por palestras e a eleição da nova mesa-diretora da entidade para o biênio 2022/2024. Na oportunidade, a chapa única denominada “Neri José Giacomini” (in memoriam), tendo à frente, como presidente, o empresário Cidenei Cristian Allembrandt, conhecido como “Alemão do Jornal”, diretor do grupo A Folha do Sudoeste, proprietário do jornal A Folha do Sudoeste, da TV a Folha e do site jornalafolha.com.br, foi eleita por aclamação. Agora, Cidenei irá substituir o atual presidente da Adjori-PR, Elizio Siqueira Jr., diretor do jornal União, que encerra seu terceiro mandato consecutivo.

Além de diversos diretores de jornais da Região Metropolitana de Curitiba e interior do Paraná, marcaram presença no evento várias autoridades estaduais e federais, entre elas, o Secretário Especial de Comunicação Social da Presidência da República, André de Sousa Costa, o Secretário de Estado da Comunicação Social e da Cultura do Estado do Paraná, João Debiase, a diretora de Comunicação da Assembleia Legislativa do Paraná, Kátia Chagas, o representante do governador do Estado, Jotapê, bem como os presidentes da Adjori Rio Grande do Sul e Santa Catarina, além de outras autoridades.

Para o atual presidente da Adjori-PR, Elizio Siqueira, além das presenças das autoridades paranaenses, contar com a participação de um representante do Governo Federal, em pleno ano eleitoral, fechou com chave de ouro o Congresso. Além disso, neste ano, fazer o congresso com participações mais representativas, foi muito gratificante”, comemorou Elizio.

“Uma Adjori para todos”

Muito emocionado, o novo presidente eleito, “Alemão do Jornal“ agradeceu a todos os Adjorianos. “Assumimos a presidência da Adjori/PR, e foi um fato histórico ser eleito por aclamação. Agora, estamos levando para Palmas a sede da entidade. Isso é muito importante. Uma associação que congrega vários jornais de diferentes regiões do Paraná. Já estávamos trabalhando esta questão há muito tempo na entidade. Já passei por vários cargos na Adjori. Agora, como presidente, prometi que irei trabalhar incansavelmente e fazer uma Adjori para todos e, também, conversando com os órgãos governamentais, fortalecendo as parcerias”, mencionou o presidente eleito. Na oportunidade, Cidenei Cristian Allembrandt (Alemão do Jornal), esclareceu que a Adjori é a maior associação de jornais do Paraná. “Servimos de exemplo para outros estados”, pontuou.

Congresso Anual

O atual presidente da Adjori/PR, Elizio Siqueira, destacou que foi uma grande alegria realizar o Congresso depois de dois anos de pandemia. “Em 2020, estava com tudo planejado para realizar nosso Congresso anual, mas não foi possível por causa da pandemia. Tivemos de cancelá-lo. Em 2021, também não foi possível. Então, estou muito feliz de realizá-lo em 2022, e, ainda, contando com presenças importantes a nível federal e estadual”, destacou.

Em busca de mais associados

Elizio Siqueira acrescentou ainda que, com a nova diretoria, a expectativa é de maior fortalecimento à entidade, que agrega 29 veículos de imprensa em todo o Paraná. “Vamos continuar fortes e buscar novos associados, a exemplo de empresas de comunicação do Litoral, como o Jornal do Litoral, uma região onde não temos, ainda, associados.

Demonstrando muita alegria, Elizio disse. “Tenho satisfação quando vou à Secretaria de Estado de Comunicação ou ao Governo Federal. Ninguém me conhece como Elizio do jornal União, mas, sim, Elizio da Adjori/PR, pois, sempre falei em nome do grupo e continuo falando. Peço que ajudem o Alemão do Jornal, no seu mandato, pois, vai precisar de todos nós”, acrescentou.

União e fortalecimento dos jornais

O atual presidente, que deve entregar o cargo em 25 de junho próximo, após seis anos à frente da entidade, lembrou. “Depois de uma gestão de dois anos, fui reeleito. Quatro anos depois, veio a pandemia, e as eleições foram adiadas. Enfim, foram seis anos em que crescemos, obtivemos apoio do Governo do Estado e prefeituras, o que tem sido fundamental para o fortalecimento dos veículos. Durante a pandemia, não houve um jornal, um veículo associado que tenha fechado, encerrado as atividades. A integração com a Assembleia Legislativa do Estado também foi importante. Todos os veículos da Adjori-PR recebem as mídias da Assembleia e do Governo do Estado, o que dá muito suporte aos jornais.

Além disso, a união dos veículos em torno da Associação nos faz mais forte, garante suporte a todos. Outra conquista foi a adesão de todos os veículos associados a presença em endereço eletrônico. Todos os jornais têm de estar na internet, com endereço eletrônico ativo, com publicações atualizadas. Isso traz credibilidade e fácil acesso a quem quiser conhecer o jornal, ler as matérias. Enfim, foi uma coisa que estabeleci e que tem valorizado os veículos”, completou Siqueira.

Justa homenagem

O proprietário do jornal Folha de Palotina, Sinuê Giacomini, comentou sobre a homenagem ao seu pai, Neri José Giacomini, que recentemente faleceu. “O novo presidente, Alemão do Jornal, me comunicou que a sua chapa levaria o nome do meu genitor. Agradeço por essa atitude, em nome da empresa e da família. Meu pai participou da Adjori/PR desde a década de 90. Agora vou seguir o legado que ele deixou”, disse Sinuê.

Apoio do governador Ratinho Júnior

O secretário de Comunicação do Governo do Paraná, João Debiase, destacou o apoio do governador Ratinho Jr. à Adjori/PR. “Venho ratificar o compromisso do Governo com os veículos de comunicação do estado que fazem parte da entidade. Na política, tem mudado muita coisa. Também, ocorreram mudanças com novas tecnologias e mídias, mas, duas coisas permeiam a boa política desde os gregos até os dias atuais: o compromisso e a credibilidade, são duas marcas, tanto do nosso governo, quanto da Adjori/PR”, enfatizou Debiasi.

Adjori-Pr e Alep unidos

A diretora de Comunicação da Assembleia Legislativa do Estado do Paraná (Alep), Kátia Chagas, destacou que o evento da Adjori-Pr foi importante para repensar o futuro do jornal impresso e também do jornalismo. “Palestras interessantes que fazem o setor pensar em outras propostas, outro modelo para, cada vez mais, ficar mais próximo da população. A participação de representantes dos governos municipal, estadual e federal e da Alep fortalece a relação onde todos ganham com isso, pois, a população fica bem informada com ações governamentais e, também, uma prestação de contas”, afirmou.

Informação aos rincões

O secretário especial de Comunicação Social da Presidência da República (SECOM/MCOM), André de Sousa Costa, ressaltou: “não consigo enxergar de maneira dissociada o papel da comunicação do Governo que tem uma finalidade social para manter nosso povo informado onde ele estiver, nos mais distantes rincões do país. O Governo tem que trabalhar junto com aqueles que levam a informação na ponta. Temos uma premissa da SECOM que é interiorizar e regionalizar. Não basta, apenas, levar informação para a região central, mas, sim, para o interior do país. Afinal, é um governo eleito pelo Brasil inteiro”, reiterou o secretário.

Parceria com Itaipu Binacional

A assistente do diretor- geral brasileiro da Itaipu Binacional, Teresa Raquel Angheben, considerou que é uma honra para a Itaipu Binacional ter essa parceria com a Adjori/PR, que divulga suas melhores práticas. “É importante a realização do congresso, pois, a informação deve ser replicada para todos os locais. Não basta apenas divulgar nos grandes centros. São os veículos da região que também fazem parte dessa rede da boa divulgação das melhores informações”, comentou.

Governo do Paraná

O representante do governador Ratinho Júnior, José Aparecido Alves (Jotapê), explicou que aprendeu muito no congresso. “Saio daqui com o coração alegre. A Adjori/PR vai representar muito mais, daqui para frente, e, também, aproximar-se mais do Governo. O Ratinho Júnior é um homem da comunicação. Analiso de maneira positiva este congresso com o fortalecimento do jornal impresso. Tenham a certeza de que o governador vê isso com muito carinho. Gentilmente, fui nomeado embaixador. A Adjori pode contar com meus trabalhos na aproximação dos jornais com o Governo do Estado. A entidade conquistou meu coração”, afirmou Jotape.

Orgulho de receber o Congresso

A anfitriã, Bárbara Letícia Mezzomo, do jornal Primeira Linha, destacou a felicidade de a Adjori/PR ter escolhido Foz do Iguaçu para sediar o 27º Congresso. “Foi um evento maravilhoso, com a troca de informações entre os jornais. Um momento muito importante para a união”, argumentou ela, que enfatizou a importância da parceria com a Itaipu Binacional, o Governo do Estado e o Governo Federal.

Apoio

O Congresso da Adjori, também, teve a parceria com a Fomento Paraná e Itaipu
Binacional.

Presenças

Além dos já citados, também participaram do evento Prof. Dr. Carlos Alberto Di Franco, o presidente da Abralegal, Wlamir Freitas, a assistente do diretor geral brasileiro da Itaipu Binacional, Teresa Raquel Angheben, o diretor executivo do Grupo A Hora e presidente da Adjori/RS, Adair Gilberto Weiss.

Composição da chapa Neri José Giacomini

Presidente: Cidenei Cristian Allembrandt – Jornal A Folha do Sudoeste
Vice -Presidente: Sérgio Jonikaites – Jornal Novo Tempo
1º Secretário: Bárbara Letícia Mezzomo – Jornal Primeira Linha
2º Secretário: Márcia Moskado Batista de Almeida – Jornal Folha do Norte
1º Tesoureiro: Elizio Jacy Siqueira Júnior – Jornal União
2º Tesoureiro: Getúlio Vargas Soares – Jornal Cidade
1º Efetivo Conselho Fiscal: Moacir Luiz Guchert – Jornal Gazeta de Palmeiras

publicidade

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress