Ações realizadas pela Prefeitura combatem enchentes em Pinhais

Ações realizadas pela Prefeitura combatem enchentes em Pinhais

pinhais01

 

Limpezas de rios, criação de Parques Lineares e revisões no sistema de drenagem são algumas ações desenvolvidas nos últimos anos

A prefeitura de Pinhais, por meio da Secretaria Municipal de Obras Públicas (Semop), realizou recentemente a limpeza do córrego existente na Rua João Wilker Rodrigues, na divisa entre os bairros Jardim Amélia e Maria Antonieta. Este trabalho consiste em melhorar a drenagem e o fluxo de água na região.

“Antigamente a nossa cidade sofria com as constantes enchentes. Hoje, graças ao trabalho que realizamos de limpeza dos rios e córregos, conseguimos mudar aquela triste realidade. Outros serviços que fazemos em Pinhais e que contribuem para a contenção de enchentes é a revisão no sistema de drenagem nas ruas e a construção de calçadas em concreto poroso, por exemplo”, lembra a prefeita de Pinhais, Marli Paulino.

Sempre que a Prefeitura inicia alguma obra de pavimentação em asfalto definitivo, ou na construção de calçadas para pedestres, é realizado este trabalho de revisão na drenagem da via, objetivando que a rua tenho o suporte necessário para a vazão de água nos dias chuvosos e com grande volume pluviométrico. “Além disso, nossa equipe está sempre melhorando a drenagem nas ruas em que se faz necessária”, acrescenta a prefeita.

Com relação à limpeza dos rios, somente neste ano a Prefeitura realizou a ação na foz dos rios Palmital com o Iraí, na divisa entre os bairros Vargem Grande e Maria Antonieta com o município de Piraquara, e prosseguiu os trabalhos no Rio Palmital. A equipe da Semop limpou ainda o Rio Iraí, no Weissópolis, próximo ao campo do futebol.

“Outra ação que realizamos e que muito contribui no combate às enchentes é a construção de calçada em concreto poroso”, destacou Marli. Conhecida como calçada ecológica, esta tecnologia evita o acúmulo de águas e elimina poças, além de outros benefícios. A sua construção consiste na preparação do solo com a primeira camada em saibro e uma segunda com pedra brita, ambas compactadas. O concreto é composto com uma mistura de pedrisco e cimento e, nos trechos com entrada para veículos, é colocada malha de aço para aumentar a resistência.

Soma-se a todo esse trabalho a construção dos Parques Lineares às margens dos rios Palmital, Iraí e Atuba. Esta ação socioambiental retirou as pessoas que moravam em situação de risco, realocando-as para áreas devidamente regularizadas com toda a infraestrutura necessária. Além disso, reconstituiu espaços verdes e criou locais de promoção ao lazer para toda a família, com pista de caminhada, ciclovia, academia e canchas esportivas. No Parque Linear do Atuba, por exemplo, que foi inaugurado no ano passado o Parcão.

publicidade

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress