O combate contra o mosquito transmissor da dengue continua em Quatro Barras Segundo informações da Secretaria Municipal de Saúde, diariamente, agentes comunitários visitam domicílios em apoio ao PNEM – Plano Nacional de Enfrentamento à Microcefalia. Nestas visitas, dados são recolhidos e enviados à equipe epidemiológica. Caso a situação da moradia esteja irregular, a vigilância é acionada para que envie notificação ao morador.
Além da ação diária, mensalmente acontece o Dia D. Todo dia 9, agentes de cada Unidade Básica de Saúde realizam ações de combate ao mosquito Aedes aegypti, seja com panfletagens, ações sanitárias ou visitas em locais estratégicos, como borracharias, latarias, e lugares com acúmulo de objetos.
Aedes aegypti
Transmissor da dengue, do zika vírus e da chikungunya, o mosquito se prolifera em ambientes com água parada, como caixas d’água mal tampadas, vasos de plantas, latas, pneus, piscinas sem tratamento da água, calhas, entre outros. Visando eliminar possíveis focos, a cidade receberá durante toda a semana mutirões em diversas regiões, com visitas domiciliares para vistoriar casas e quintais. Mesmo com a chegada do frio, a orientação é que os cuidados permaneçam.