sexta-feira, 20 de setembro de 2024
Ação de Cidadania do Governo faz mais de 2,6 mil atendimentos em um dia, no Tatuquara, em Curitiba

Ação de Cidadania do Governo faz mais de 2,6 mil atendimentos em um dia, no Tatuquara, em Curitiba

Ação de Cidadania
A iniciativa do Governo do Estado foi coordenada pelas secretarias da Justiça e Cidadania (Seju) e das Cidades (Secid) e contou com apoio da Prefeitura de Curitiba

O bairro Tatuquara, na região sul de Curitiba, recebeu no dia 11, terça-feira, a feira de serviços Ação de Cidadania. A iniciativa do Governo do Estado, coordenada pelas secretarias da Justiça e Cidadania (Seju) e das Cidades (Secid), contou com apoio da Prefeitura de Curitiba e do Sesc-PR (Serviço Social do Comércio), e totalizou 2.636 atendimentos.

Diversos serviços gratuitos foram disponibilizados à população, como documentação, cadastro em programas sociais, intermediação de mão de obra, serviços de saúde e vacinação, orientação jurídica e socioassistencial, serviços aos pets, exposições e programações voltadas às crianças.

A ação, que chegou na sua terceira edição depois de ter passado pelos bairros Cajuru e Parolin, aconteceu nas instalações da Igreja Sagrado Coração de Jesus, e atendeu uma demanda apresentada pela Associação de Moradores União Jardim da Ordem e Tatuquara.

União entre Estado e Prefeitura

“Essa ação contempla a comunidade de vários bairros da região, como Vila da Ordem, Santa Rita, Campo de Santana e Caximba. Essa união entre o Governo do Estado e a Prefeitura de Curitiba, com a participação de várias secretarias estaduais e municipais, está levando vários serviços gratuitos para perto da população”, disse o secretário das Cidades, Eduardo Pimentel.

Na parte de documentação foram oferecidos o agendamento para a Carteira de Identidade, por meio do Instituto de Identificação do Paraná (IIPR), a emissão de CPFs (Polícia Penal), Carteira do Autista e Passe Livre (ambos pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Família), a CNH Digital (Detran-PR) e os Cartões de Transporte da Urbs.

Programas Sociais

Além de coordenar, a Seju levou também o CEIM (Centro Estadual de Informações para Migrantes, Refugiados e Apátridas), o Procon-PR, e atendimentos da Coordenação Estadual de Direitos Humanos e Cidadania. “Esta é mais uma demonstração de que o poder público não fica apenas no Centro Cívico e vai atrás da população que mais precisa, levando os serviços na porta de suas comunidades, tudo de maneira gratuita”, afirmou Santin Roveda, secretário da Justiça e Cidadania.

A população teve acesso ainda aos programas sociais como Água Solidária, da Sanepar, Luz Solidária, da Copel, Leite das Crianças, da Secretaria de Educação (Seed), e o Banco de Alimentos, da Ceasa-PR. Os programas PCPR na Comunidade, da Polícia Civil, e o Ônibus Lilás, da Secretaria de Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa (Semipi), também marcaram presença.

Empregabilidade

Outro destaque da edição foram as ações de empregabilidade da Secretaria de Trabalho, Qualificação e Renda (Setr) que, por meio da Agência do Trabalhador de Curitiba, promoveu um mutirão com 400 vagas de empregos em 11 empresas participantes. Também foram selecionados alunos para o curso de Informática no programa Carretas do Conhecimento.

Lazer e Saúde

A parte lúdica do evento foi responsabilidade do Sesc-PR, que levou brinquedos infláveis, da Secretaria de Esportes, que organizou jogos e brincadeiras, além da Fundação Cultural de Curitiba e a Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude. A Prefeitura de Curitiba também disponibilizou diversos serviços da Secretaria da Saúde, como orientações sobre o aplicativo Saúde Já Curitiba, verificação da pressão arterial e glicemia, vacina bivalente e contra a gripe, e entrega de autoteste para ISTs (Infecções Sexualmente Transmissíveis).

Para os pets, a Secretaria municipal do Meio Ambiente, por meio da Rede de Proteção Animal, ofertou a vacinação múltipla e contra a raiva, vermífugo, antipulgas, e agendamento para castração e microchipagem. Também estiveram presentes a Polícia Militar, a Guarda Municipal, a Secretaria Municipal de Trânsito e a FAS (Fundação de Ação Social de Curitiba).

“A nossa comunidade necessita de ações como essa porque muitos não têm condições ou tempo de ir até o centro para ir atrás desses serviços. Só temos a agradecer ao Governo do Estado e a Prefeitura por atender todo mundo que precisa aqui do Tatuquara”, disse Preto Morais, presidente da Associação de Moradores União Jardim da Ordem e Tatuquara.

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