A Associação Brasileira de Bares e Casas Noturnas (Abrabar) emitiu um alerta aos proprietários de estabelecimentos de gastronomia e entretenimento sobre a ação de um golpista que age de forma descarada para pedir ressarcimento de alimentos onde supostamente encontra irregularidades. A entidade, que é filiada a Confederação Nacional de Turismo (CNTur), recebeu várias denúncias enviadas por associados com características semelhantes da ação do falso cliente.
“Estamos recebendo algumas denúncias de um golpista que se apresenta com nome de Marco Aurélio, sua especialidade é pedir ressarcimento de Bares e Restaurantes sobre consumo de alimentos, especialmente em locais de boa aglomeração”, começou o presidente Fábio Aguayo. De acordo com o alerta da Abrabar, o falso cliente age em locais “preferencialmente sem câmeras de monitoramento e que não faz controle de saída de Delivery ou emissão automática de nota fiscal dos pedidos”.
“Mas também não perdoa quem tem controle rígido e aí foi seu erro com um estabelecimento associado/parceiro nosso quando ele tentou o golpe duas vezes, uma teve sucesso e a outra não”, informou o presidente da entidade. “Em uma situação ele diz que esteve presencialmente e outra o pedido foi por Delivery”, relatou Aguayo.
Denúncias
“Oi Fábio. Tudo bem? Quero te passar uma situação que passamos ano passado e esse ano novamente”, relatou um associado ao presidente da Abrabar. “Como isso pode ter ocorrido com mais estabelecimentos, achamos importante te enviar. Vou encaminhar print e os áudios. Situação ocorrida em outubro de 2024. E depois, nova tentativa na semana passada”, concluiu o empresário.
Em um uma ação contra o restaurante Ao Distinto Cavalheiro, no Centro de Curitiba, o golpista recebeu o valor de volta de uma possível refeição em que disse ter feito em outubro do ano passado, relatou o Nosso Dia. Segundo informado ao portal, o golpista tentou passar a conversa de novo na semana passada, mas daí foi identificado.
“Nesse segundo desconfiei, pois era uma história similar, como se fosse a primeira vez que tivesse ocorrido. Impossível a mesma pessoa encontrar cabelo na refeição por duas vezes seguidas no mesmo lugar e não mencionar isso”, contou a administradora do restaurante, Maristela Canário Cella Franco. A suspeita é que o golpista sequer tenha pisado no restaurante nas duas situações. Neste segundo caso, a empresa pediu que ele fosse até Ao Distinto Cavalheiro para ser ressarcido, mas o homem, como era esperado, nunca apareceu.
Contra um bar no bairro Batel ele agiu da mesma forma e só parou quando foi ressarcido, no fim do ano passado. Em outro caso, um empresário dono de um estabelecimento no Centro de Curitiba recebeu um áudio com o mesmo modus operandi: ‘esposa achou um cabelo na feijoada em uma marmita’. Acontece que naquele dia o estabelecimento estava com o delivery fechado, aí foi fácil descobrir que era golpe.
Precaução
O indivíduo, segundo Fábio Aguayo, tem um mesmo padrão e modus operandis, “usa diversas chaves Pix (e números de telefones variados), conforme o áudio que iremos enviar (aos associados) e as conversas de WhatsApp, quem foi vitima dele favor nos avisar e ajudar alertar outros estabelecimentos e empresários”, ressaltou o presidente da Abrabar. Que completou: “Um abraço e sempre alerta”.
A Abrabar orienta os seus parceiros a se precaverem, verificando realmente se compra foi realizada antes de fazer qualquer ressarcimento. “Em caso de suspeita de golpe, devem fazer um Boletim de Ocorrência, procedimento que dará embasamento para uma demanda jurídica após a identificação do golpista”, reforça Aguayo. A entidade também acionou a Delegacia de Estelionato.